sexta-feira, 21 de maio de 2010

VAMOS AO TEATRO CÓLON - BUENOS AIRES (ARGENTINA)?

Vamos ao Teatro CólonBuenos Aires (Argentina)? Podemos assistir uma ópera (a última que assistí, deixe-me reavivar sua memória, fiquei tão envolvida pela história e pela música que terminei aos prantos... lembra?!!), visitar as oficinas, ouvir as histórias dos bastidores, ver os figurinos antigos e testar a acústica mais famosa da América Latina.
Foi reinaugurado tem quase um mês (em abril próximo passado), após uma reforma de três anos, é considerado um dos três melhores teatros do mundo para ouvir ópera pela sua excelente acústica. Foi projetado pelo engenheiro italiano Francesco Tamburini e Victtorio Meano. finalizado pelo belga Jules Dormal.
Sua inauguração se deu em 1908, e essa reforma manteve a arquitetura da epoca intacta, foram apenas substituidas os materiais inflamávele e anexados seis saídas de emergência as duas existentes originalmente.
A construção original seguiu o padrão europeu do século XIX e muitos dos detalhes foram preservados para não interferir na acústica, como o material no interior das 2,5 mil poltronas da sala de espetáculos: rabo de cavalo..
                
Valor da obra de restauração - US$100 milhões. Envolveu mais de mil pessoas, entre técnicos e operários.
O brilho original dos detalhes em dourado de pilares, escadarias e sala chamada "salão dourado" também foi restaurado.
O palco do Colón recebeu as principais estrelas da ópera, como Luciano Pavarotti e Plácido Domingo.

As 4,5 mil lâmpadas dos lustres – um deles pesa mais de uma tonelada – foram encomendadas na Holanda.

A cúpula mostra figuras pintadas pelo artista contemporâneo Raúl Soldi.