quarta-feira, 26 de maio de 2010

CASA IPORANGA - GUARUJÁ (SÃO PAULO / BRASIL)

Casa situada em um condomínio em Iporanga - Guarujá / São Paulo (Brasil), projeto do escritório de arquitetura Nitsche Arquitetos Associados no ano de 2004, a construção executada em  2006.
Casa em três níveis; Área terreno = 1.220m²; Área construída = 554m²; Área útil = 252m².
O condomínio onde esta localizada a casa tem uma grande área de preservação da Mata Atlântica original. No entorno a floresta nativa deu o toque exuberante ao projeto, que procurou preservar a vegetação existente.
No volume de madeira ficam os cinco quartos, área delimitada por tábuas de madeira cobertas com painéis de cimento opacas, painéis de vidro, com cortinas de nylon, na lateral para a madeira, portas de correr que se abrem os quartos para a varanda comum.
No nível intermediário, na sombra: cozinha, sala de jantar e sala de estar. Todo o perímetro cercado por painéis de vidro deslizantes, que protegem e integram os ambientes interno e externo.
Foram construídas três escadas metálicas que dão acesso aos andares superior e inferior. Duas delas levam ao pavimento dos dormitórios; a primeira escada fica ao lado da entrada principal, e a outra, conecta as suítes diretamente à área externa da piscina.
Voltada para a rua, a cozinha ganhou privacidade com a instalação de um painel de concreto celular.
O terceiro nível (base do terreno): lavanderia e dependências de empregados (com copa e cozinha). Com previsão para sala de TV, fechada em vidro.






Residência em sintonia com o meio ambiente, arejada, luminosa e cercada pela mata nativa do litoral paulista.