sexta-feira, 28 de maio de 2010

VAMOS AO RESTAURANTE McDONALD'S "VERDE" EM BERTIOGA (RIVIERA SÃO LOURENÇO - SÃO PAULO / SP - BRASIL)

Vamos até Bertioga na Riviera São Lourenço (120Km de São Paulo - Capital) ao restaurante McDonald's que aproveita inteligentemente os recursos naturais? Foi o primeiro da América Latina a obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), categoria New Construction, concedida pelo *U.S. Green Building Council a empreendimentos que atendam critérios de sustentabilidade no projeto arquitetônico e na construção. Seguiu os princípios de sustentabilidade ambiental e as diretrizes como: Reaproveitamento de resíduos; Uso de água da chuva e de energia limpa; Utilização de materiais naturais, renováveis, reciclados e de produção regionalizada.
Torneiras e registros automáticos que contribuem para a redução do consumo de água. Utiliza sistema de captura de água pluvial: lavagem de pisos/descargas sanitarias (reduziu consumo de água potável em 50%) e irrigação dos jardins (economia de 100% de água potável). O gás das câmaras de refrigeração é aquele que não afeta a camada de ozônio (utiliza fluido refrigerante ecológico, que elimina completamente o CFC); Os pisos feitos com compostos de concreto, borracha e de vidro de lâmpadas fluorescentes. A tinta é a base mineral e dispensou o emprego de massa corrida. O cimento usado foi da Portland de Alto Forno tipo CP III, que emprega 35% a 70% da escória resultante da fundição de minério. As peças de madeira vieram de áreas de manejo florestal e são certificadas pelo FSC (Forest Stewardship Council); Os itens decorativos são de plástico reciclado, feitos de fibras de coco imitando madeira; O paisagismo foi feito com plantas nativas (habituadas ao ecossistema local). Na área externa há vagas no estacionamento exclusivas para carros flex/biocombustível; para carros com duas ou mais pessoas e um bicicletário. Na entrada do restaurante um painel mostra todos os materiais utilizados na obra. Sistema de ar condicionado com dispositivo que monitora temperaturas interna e externa (liga/desliga os aparelhos e abre as janelas automaticamente), diminuindo em 25% a carga térmica. Aquecimento de água das torneiras da cozinha e vestiários feito por energia solar. Muitas paredes de vidro para usar luz natural e as luminárias instaladas perto das janelas que só acendem quando necessário  e a priorização do uso de lâmpadas LED. Os vidros são recobertos com películas para não comprometer a eficiência do ar condicionado. Essas iniciativas promoveram uma economia de 14% no consumo de energia, o equivalente a 50 mil KW, e economia de 217 mil litros de água. A coleta de lixo é feita por uma cooperativa da cidade "Amigos da Riviera".

Dentro do restaurante tem acessibilidade com o piso tátil. As bandejas são feitas de fibras de coco. A rede McDonald's conta com mais dois restaurantes verdes no mundo, em Chicago (EUA) e em Lindora (Costa Rica). Essas lojas servirão de centro de testes para novas tecnologias de construção.
Pena que a sustentabilidade atinge apenas o espaço físico, os produtos vendidos dentro do restaurante são os mesmos de qualquer outra loja.


* U.S. Green Building Council - Organização com representantes dos setores da construção e da arquitetura que promove edifícios ambientalmente responsáveis, economicamente atrativos e saudáveis para se trabalhar e viver.


Pesquisa feita na internet.