quinta-feira, 6 de maio de 2010

TAPETES ORIENTAIS

A arte de tecer tapetes existe no Irã desde os tempos antigos, uma prova de tais evidências é o tapete Pazyryk produzido no período Aquemênida, por volta de 500 a.C..
Os materiais necessários para a confecção de um tapete oriental, seja ele turco ou persa são: a lã, a seda e o algodão. A lã e a seda são usadas para o veludo do tapete, A lã de ovelha é a mais usada, principalmente a de fibra larga (extraída do peito e das costas do animal). A lã de cordeiro é também muito apreciada. Na urdidura e trama usa-se normalmente o algodão.
                             
Foto de tapetes turcos à Istambul em Turquia
Um tapete é uma obra de arquitetura, confeccionado a partir de um plano que mostra a composição, a disposição da decoração e a dos motivos. Um mestre (ostad), não obrigatoriamente um tecelão, mas sim, quase um pintor, desenha o cartão. O esquema de um tapete reproduz o de uma encadernação de manuscrito; ambas as artes estão ligadas as vêzes os desenhistas são também os pintores.

As partes de um tapete:_Bordas secundárias: internas ou externas (em relação à borda principal) e são mais ou menos numerosas e mais ou menos estreitas. Às vezes, as bordas externas são de uma só cor; _Borda principal: completa a ornamentação e proporciona  equilíbrio ao conjunto; _Campo: constituído pela parte interna do tapete, delimitado pelas bordas; _Cantos: formados pelos ângulos do campo; _Medalhão central: são de formas variadas: circular, oval, em forma de estrela ou poligonal.


Os tapetes tradicionais tecidos à mão são comprados no mundo todo e geralmente são muito mais caros que os confeccionados à máquina por serem um produto artístico.

O exemplar acima é  do século XVI, atualmente é o tapete mais valioso do mundo (no 7 milhões de euros), fabricado na vila iraniana Kirman, conhecida por tapetes de alta qualidade. Facilmente reconhecidos graças a sua predominância de vermelho, a presença de medalhão central e borda larga com flores. Possui charme, sutileza e equilíbrio, combinando design e simplicidade.


(1)                                (2)
A diferença entre o tapete turco (ou da Anatólia) e o persa é apenas uma questão de técnica de tecelagem e da tradição no emprego dos motivos decorativos.
Há dois tipos de nós: Foto (1) - O ghiordes ou turkbâf (também conhecido por "nó turco" ou "simétrico"); Foto (2) - O nó senneh ou farsbâf (também conhecido por "persa" ou "assimétrico").  O turkbâf é usado na Turquia e no Cáucaso. O farsbâf (fars significa "persa") é utilizado na Pérsia.

(Anverso e reverso de um tapete persa)

Observa-se os fios brancos da trama entre os nós. No "Nó Turco", a fibra de lã se enrola ao redor dos fios da urdidura, de maneira que se forma uma espiral cujas extremidades voltam a aparecer entre os dois fios. No "Nó Persa", a fibra de lã forma uma única espiral ao redor de um dos dois fios da urdidura.

É a qualidade da atadura que determina a qualidade e o preço de um tapete persa. Um tapete de qualidade média contém 2.500 nós por decímetro quadrado, um tapete de baixa qualidade somente 500 nós por decímetro quadrado. Um tapete de excelente qualidade pode conter até 10.000 nós por decímetro quadrado.

Os tapetes orientais deixam o ambiente requintado e aconchegante. Trazem uma breve lembrança do passado, absorvem sons de passos e proporcionam uma sensação de conforto térmico e acústico.
Os tapetes são complementos indispensáveis na maioria dos ambientes, ajudam a finalizar a decoração e os mais trabalhados se ostentam individualmente.


Os tapetes com motivos geométricos - Motivos de animais de inspiração geométrica: de izda. a dcha.: cão, galo, camelo.Representam o gosto particular de um artesão ou as tradições de uma tribo. Estes tapetes são ornamentados com elementos lineares (linhas verticais, horizontais e oblíquas). O desenho é muito simples e muitas vezes formado pela repetição de um mesmo motivo. Os desenhos geométricos são encontrados geralmente nos tapetes dos nômades, das pequenas cidades da Anatólia e do Cáucaso. Os motivos geométricos são transmitidos de geração em geração, e é fácil reconhecer a que tribo pertencem.
Tapetes com desenhos curvilíneos ou florais - Resultantes da evolução da arte islâmica, a que pertencem. Os primeiros tapetes com desenhos florais foram criados na era dos Safávidas, a partir do xá Tahmasp (1523-1576). A diferença entre os tapetes dos nômades e os florais deve-se ao papel do 'mestre' (ostad). Ele é quem desenha o cartão que será reproduzido pelos atadores. Os desenhos dos tapetes dos nômades são transmitidos pela tradição.
"A arte é um conceito muito prático: Se os meus olhos podem contemplar muitas cores, podem fácilmente indentificar a beleza de um trabalho, basta para isso, ter acesso, aquilo que chamamos de arte."

Ambiente sofisticado com móveis antigos com um tapete oriental requintado e tradicional.


Tapete tradicional com desenho rebuscado compõe belamente o ambiente com móveis modernos.


Tapete com medalhão central tem que ser exibido, usando mesa leve e vazada para valorizar esse elemento decorativo.

Para escolher a peça perfeita analise se a iluminação do ambiente.



Cores claras dão a sensação de amplitude.

Esse tapete listradinho deixa o ambiente alegre e jovial, vale a pena ter um ambiente assim.

Assista em vídeo a confecção dos tapetes orientais;

Pesquisa feita na internet.