segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

TORRE SEDE DA HEARST CORPORATION - NOVA YORK (USA)

O projeto vencedor do Prêmio Internacional de Arranha-céus do ano de 2008, foi a torre sede da Hearst Corporation, Nova York (USA), do escritório de arquitetura britânica de Norman Foster. Esse prêmio é uma iniciativa da prefeitura de Frankfurt, em cooperação com o Museu Alemão de Arquitetura (DAM) e o DekaBank.





O arranha-céu de 46 pisos e 182 metros foi concluído em 2006, representou um novo marco arquitetônico no centro da metrópole norte-americana.
                                   
Situado na esquina da Oitava Avenida com a Rua 57, o prédio é composto por estrutura de aço cruzado e vidro esculpido que sobe partindo do centro do edificio de 1928 Hearst. É a colisão do passado com o presente.


O prédio antigo, projeto de Joseph Urbano de estilo eclético,  misturando fin de siècle Viena com traços de Art Deco.

 "O arranha-céu transparente construído sobre uma base histórica seduz por sua forma expressiva. A estrutura triangular portante de aço proporciona diferentes áreas de pavimentos e poderia significar um novo protótipo".


Norman Foster, é um dos mais premiados arquitetos da atualidade. Nascido em Manchester (1935), recebeu o Prêmio Pritzker, o Oscar da arquitetura mundial, em 1999. Em 2002, foi agraciado com o Prêmio Imperial de Arquitetura. Em 1990, Norman Foster entrou para a nobreza com o título de lorde oferecido pela rainha Elizabeth 2ª.


Uma série de enormes pilares de aço atravessam o espaço para apoiar a torre. O lobby é todo fechado sob um telhado de vidro, de modo que, ao olhar para cima, possamos sentir todo o peso da escala da torre que se ergue acima de nós. No último piso tem uma sala de jantar comum que oferece uma vista maravilhosa, enquadrada pela estrutura triangular com altura de 2 pisos.

No interior do lobby, cascatas de água criam uma enorme fonte inclinada criada pelo artista James Carpenter no fundo do lobby. Um par de escadas sobe acima da fonte até ao segundo andar onde tem uma cafetaria e espaço de exposições onde uma grande pintura de Richard Long se encontra pendurada sobre a pedra preta polida da parede do núcleo do elevador.


A atmosfera luxuosa nem parece a de uma empresa de meios de comunicação de 2006.


O Prêmio Internacional de Arranha-céus é sómente para prédios com mais de 100 metros de altura. O valor é de 50 mil euros. É conferido a cada dois anos para prédios que se destaquem por sua estética extraordinária, sua resolução futurista, sua integração urbana, sua sustentabilidade como também pela economia e inovação tecnológica.