terça-feira, 8 de dezembro de 2009

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA PRAIA - SALVADOR - BAHIA/ BRASIL

Hoje, dia 08 de dezembro é feriado no Estado da Bahia, é o dia da nossa padroeira. Nossa Senhora da Conceição.


A Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia esta situada na cidade de Salvador, Bahia (Brasil), no bairro do Comércio. Localizada no sopé da montanha que liga à cidade Alta à cidade Baixa, é a terceira construída no local; e todas, sobre o assentamento da primitiva ermida erguida por Tomé de Sousa quando da fundação da cidade, em 1549.


Em 1623 o templo é elevado à Matriz da Nova Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, em 1736, as confrarias do Santíssimo Sacramento da Imaculada Conceição decidem reedificá-lo. O projeto, atribuído a Manoel Cardoso de Saldanha é enviado de Portugal para ser executado em lioz. Inaugurada em 1765, mas as obras só são concluídas em 1849.



A igreja da Conceição da Praia não foi construída aqui, veio pronta de Portugal e aqui armada, pelo mestre Gabriel Saldanha e sua equipe, as peças já vinham talhadas. Quando o navio naufragou ele mandou dizer quais pedras se perderam, talharam de novo outras pedras e mandaram para cá.



Vamos tirar o chapéu para o mestre Gabriel, por que naquela época não existiam  equipamentos para levar as pedras da torre da Conceição da Praia até em cima. E os  encaixes perfeitos que vemos na igreja mostra a competência de quem foi capaz de executar tal feito.


Desde que o culto a Nossa Senhora da Conceição foi introduzido na Bahia pelo governador-geral Tomé de Souza, em 1549, a devoção só fez aumentar e todos os anos a Festa da Conceição da Praia é acompanhada por milhares de fiéis e várias missas são celebradas.


Após a missa campal, a procissão sai da basílica da Conceição com as imagens da Imaculada Conceição e do Bom Jesus dos Navegantes seguem em cortejo carregadas pelos fiéis, passando pelas ruas do bairro do Comércio. 
Em paralelo à comemoração sagrada, ocorre a tradicional festa de largo com barracas, que vão permanecer até o dia 09 de dezembro, no entorno do Mercado Modelo, onde são vendidas comidas e bebidas típicas.




Pesquisa feita na internet.