domingo, 12 de julho de 2009

INSTITUTO CULTURAL MOREIRA SALLES - RIO DE JANEIRO - BRASIL

O Instituto Moreira Salles promove diversas atividades culturais, a sede do Rio de Janeiro situa-se em uma mansão na Gávea com espaço para salas de exposição, sala de aula, biblioteca, auditório, cafeteria, loja de arte, ateliê e dependências para hóspedes. A entidade não possui fins lucrativos e suas principais áreas de atuação são: literatura, fotografia, cinema, artes plásticas e música brasileira. Com exposições e apresentações de alto nível cultural, a casa atrai um público seleto com o objetivo de formar e aprimorá-lo artisticamente:
O Instituto desenvolve programas culturais regulares em projetos de médio e longo prazo que atraem um público diferenciado”.

A mansão abrigava a família Moreira Salles e passou por grandes reformas antes de se abrir ao público. Ao todo a casa possui 3.000m2 numa área de 10.500m2 com jardins abertos.

Fundado em 1990, por Walter Moreira Salles (1912 - 2001), o Instituto Moreira Salles tem sedes em São Paulo, Belo Horizonte, Poços de Calda e Rio de Janeiro. Com o objetivo de divulgar fotografia, literatura, cinema, artes plásticas e música brasileira.

Projetada no final da década de 40 por Olavo Redig de Campos, foi cenário de marcantes festas e decisões políticas na segunda metade do século. A transformação em centro cultural levou em conta a preservação do valor arquitetônico da obra, com traços nítidos da escola carioca - da monumentalidade de Niemeyer aos elementos históricos usados por Lúcio Costa.

Os dormitórios da mansão, tiveram sua área unificada para transformar-se em uma sala de cinema, que é bem utilizada pelos cariocas devido à programação de filmes que fogem do circuito tradicional do cinema:
Aqui é uma opção para ver filmes diferentes.
Mesmo quando passam filmes hollywoodianos é bom”.
Parece que agente está no cinema em casa”.

A casa, construída em meio a terreno de 10.500 metros com a Pedra da Gávea ao fundo, tem piscina e painel desenhados por Burle Marx em seu belo jardim. A unidade do Rio de Janeiro é a maior da instituição, abrigando também uma Reserva Técnica Fotográfica e uma Reserva Técnica Musical.

O Instituto Moreira Salles funciona em conjunto com o Espaços Unibanco de Cinema/Unibanco Arteplex, constituindo assim no maior espaço privado dedicado à cultura do Brasil.
Situada à rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea CEP: 22451-040 – Rio de Janeiro- RJ / Brasil - Tel: 3284-7400 – Fax: 2239-5559. Aberto de terça a domingo, das 13hs às 20hs. Entrada franca.