sexta-feira, 31 de julho de 2009

CLOSETS PLANEJADOS

Ter um closet é uma maravilha na vida de qualquer mortal, pela praticidade e oportunidade de organização, já que não tem portas. É um espaço para se vestir, tanto pode ser dentro do quarto de dormir ou em um outro ambiente anexo dentro da casa.
Se você divide o quarto com irmão, marido, filha, o closet dá mais privacidade, já que quem sai mais cedo de casa não vai importunar a outra ao acender luz, abrir e fechar portas e gavetas para se arrumar.
Existem dois tipos de closets: Um é o ambiente separado do quarto, com uma porta, onde as roupas e acessórios ficam expostos; O outro é composto por armários, sem a necessidade de parede entre eles.
O armário tem um design padrão para todas as pessoas, você tem que adequar as suas coisas àquele espaço e acaba que as roupas e objetos ficam tumultuados ali dentro. O closet é projetado visando as suas necessidades; então, fica mais fácil manter cada coisa em seu lugar.


Se você já se convenceu da necessidade de um armário na sua casa, mas acha que não tem espaço, veja se só reorganizando os móveis do quarto, dá para criar um espaço novo.


Foi se o tempo em que o closet era usado apenas para estocar roupa, hoje ele se transformou num quarto de vestir. É possível encontrar poltrona ou pufe para a pessoa se sentar para se calçar, espaço especial para fazer maquiagem, escolher acessórios e tudo mais que a rotina de cada um exigir.

Pela praticidade e por questões do meio ambiente, o ideal é utilizar a marcenaria. Os materiais do tipo MDF revestido são belos, resistentes e práticos.

Existem vários modelos de closets, o estilo depende de cda pessoa, então, antes de pensar no projeto que quer, é preciso listar todos os itens a serem organizados naquele espaço para que ele atenda às necessidades.

Para deixar o espaço mais prático e funcional: Na parte superior coloque cabideiros para camisas e casacos; Outro cabideiro na parte inferior para organizar calças e saias; As prateleiras, não devem ser muito grandes e servem para abrigar blusas de lã mais pesadas, que não podem ser penduradas; Nas gavetas ficam camisas de malha, roupa íntima e os pijamas; Os acessórios podem ficar guardados em uma coluna desenvolvida dentro do espaço ou quando a pessoa opta por colocar portas, pode ser afixado um suporte na parte de trás dela para guardar colares e brincos.

De nada adianta prateleiras muito altas para uma pessoa mais baixa porque isso não será funcional. As prateleiras devem estar a uma altura que permita que a pessoa se movimente de forma agradável.

O closet tem que ter uma saída de ar para ventilar, evitando assim o aparecimento de mofo, que as roupas estraguem ou fiquem com cheiro ruim. Caso tenha esquecido esse pequeno grande detalhe na hora de criar o quarto de vestir, a solução é deixar um ventilador ligado.

Para uma boa iluminação no closet, já que uma iluminação apenas central cria sombra em algumas partes, atrapalhando a visualização das roupas. O ideal é que tenha uma luz para iluminar o ambiente como um todo e outra perto do armário para iluminar todas as peças.

Se você esqueceu da iluminação no closet, antes de sair quebrando tudo, a saída prática e eficiente são os spots de luz que vem com adesivo no fundo e funciona a pilha, leds, podem ser afixado próximo ao armário, produzindo a iluminação necessária.