sábado, 9 de maio de 2009

SEMINÁRIO DE ARQUITETURA LATINO-AMERICANA - SAL XIII

SAL – XIII Seminário de Arquitetura Latino-Americana Panamá
De: 22 a 25 de setembro de 2009
Envio de resumos: até 12.jun.2009
Idiomas: espanhol e português
Os Seminários de Arquitetura Latino-Americana (SAL) nasceram por iniciativa de um grupo de arquitetos como resposta à necessidade de promover uma reflexão coletiva, orientada a descobrir e colocar em destaque as qualidades da arquitetura Latino-Americana.
A 13a. edição do SAL tratará da discussão de um dos temas fundamentais do momento: ARQUITETURA e CLIMA. O objetivo é abrir uma discussão franca e ampla em torno da maneira como os arquitetos se aproximam do meio ambiente através de sua prática profissional. Pretende-se avaliar, por um lado, o impacto gerado pela indiferença em relação ao meio ambiente, e por outro, analisar as investigações e experiências concretas que têm permitido a adequada convivência da arquitetura e do desenvolvimento urbano com o seu entorno natural.
O XIII SAL será uma oportunidade para refletir sobre a participação dos arquitetos na melhoria da qualidade de vida das cidades na América Latina, e sobre o desenvolvimento de uma consciência em relação às responsabilidades e compromissos que devem existir em relação ao meio ambiente. Ao mesmo tempo, será uma oportunidade para explorar as maneiras como a profissão pode dar respostas efetivas às mudanças que se percebem a nível global, a cada dia com mais intensidade.
O tema principal do evento será desenvolvido dentro de cinco sub-temas:
1. A noção do Meio Ambiente e os programas acadêmicos
2. Investigação sobre Clima e Meio Ambiente na América Latina e Caribe
3. Casos de Estudo referentes a Clima e Meio Ambiente
4. Experiências concretas
5. A cidade e o meio ambiente