sexta-feira, 22 de maio de 2009

NOVO ESTÁDIO VIVALDO LIMA - MANAUS / AMAZONAS - BRASIL

O projeto do novo estádio Vivaldo Lima, que será construída em Manaus (Amazonas), para a Copa de 2014 foi elaborado pela firma de arquitetura alemã GMP, firma tradicional na construção de estádios e que privilegia a funcionalidade ao invés de um design inovador, em conjunto com a consultoria da Delloite. Atualmente o estádio comporta 38.000 torcedores e após a demolição e reconstrução do "Vivaldão" (como é carinhosamente chamado), a capacidade será ampliada para 46.000. O local será transformado e terá espaço de esporte e lazer além de shopping para compras. A idéia é que o local seja utilizado todos dias da semana, aliando as atividades esportivas e de lazer.
De qualquer lugar da arena o torcedor vai ter excelente visão de todo o gramado, graças à inclinação das arquibancadas. Além disso os arquitetos deixaram a torcida colada no campo de jogo, o que é o mínimo previsto em um estádio moderno.
Sistema de coleta da água da chuva.

Geração de energia através de BioEtanol.


Sistema de ventilação natural.

O design e o conceito criado pela empresa alemã como base para a forma da cobertura externa do estádio, é o formato das escamas das cobras do estado do Amazonas, folhas de plantas e artesanatos da região.

A cobertura retrátil lembra muito o sistema usado no CommerzBank Arena em Frankfurt, é um grande “Guarda Chuva”. Esse sistema é interessante e tem como principal característica a velocidade de fechamento da cobertura que em menos de 15 minutos cobre todo o gramado.

Por ser um complexo para o estado de Manaus, a questão da preservação ecológica foi priorizada na hora de projetar o estádio, ficando o mais próxima possível da filosofia “Green Goal”.
Depois de uma olhada rápida na maioria dos projetos que serão construídos aqui no Brasil nos próximos anos, esse é um dos melhores projetos apresentandos até agora, tanto no aspecto conceitual do design do estádio até os detalhes ambientais do projeto.
Se quiser baixar o projeto completo em PDF, entre no site abaixo, vale a pena: