quinta-feira, 28 de maio de 2009

PRAÇA-MUSEU VICTOR CIVITA - PRÊMIO CATEGORIA URBANISMO 2008 (SÃO PAULO / SP)

A Praça Victor Civita fica no bairro de Pinheiros, São Paulo. Está próxima da estação Pinheiros da CPTM, do Terminal Capri e da futura estação Pinheiros. O mapa abaixo mostra a referência exata na Rua Sumidouro, em frente ao prédio da Editora Abril.
O projeto arquitetônico é da Levisky Arquitetos Associados, com as arquitetas Adriana Levisky e Anna Julia Dietzsch. As estruturas foram projetadas pela Cia de Projetos, sob a responsabilidade da engenheira Heloísa Maringoni.
O projeto arquitetônico da Praça Victor Civita tem um grande deck de madeira legalizada de três diferentes espécies brasileiras (ipê, garapa e sucupira) e uma laje alveolar nas transversais e bordas da Praça, de forma a evitar que os visitantes tenham contato direto com as áreas de solo degradado existentes no terreno. Adequado às normas técnicas referentes à acessibilidade, o projeto pretende inspirar a reflexão a respeito da condição de degradação ambiental da área em que será implantado. Através dos diferentes percursos pelo deck, o visitante pode entender todas as técnicas de revitalização ambiental empregadas por meio de displays informativos sobre os sistemas utilizados na construção da Praça.
A arquitetura conta, ainda, com uma série de medidas sustentáveis, como iluminação com leds, mais duráveis que lâmpadas comuns; sistema de tec garden com calhas para reaproveitamento da água da chuva; além de projeto paisagístico composto por diferentes espécies com funções orgânicas, fitoterápicas e utilizadas na produção de biocombustíveis, para efeito demonstrativo.Todas as soluções adotadas contribuem para que a Praça Victor Civita seja, de fato, um Espaço Aberto de Sustentabilidade, com capacidade para receber um alto fluxo de pessoas, diariamente.

Prêmio Categoria Urbanismo de 2oo8 (Obra Concluída)