quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Prêmio Mies Crowmerin Hall Acas (MCHAP) 2022!

Ontem, 21 de setembro de 2022, o Prêmio Mies Crowmerin Hall Acas (MCHAP) concedeu o prêmio bienal Emerge a Loreta Castro Reguera e José Pablo Ambrosi, do escritório de arquitetura Taller Capital, com sede na Cidade do México, por seu projeto, a Barragem Colosio Embankment em Nogales, México.











As características do projeto incluem um grande abrigo com telhado inclinado e quadras de esportes 

Agora em seu quarto ciclo, o prêmio bienal MCHAP foi fundado em 2012 no Illinois Institute of Technology e recebeu o nome da peça central projetada por Mies Van der Rohe do campus, o Crown Hall. O MCHAP Emerge é um reconhecimento correspondente ao principal prêmio do MCHAP , com foco em projetos de empresas que estão em prática há 10 anos ou menos. O MCHAP se destaca por seu intenso processo de seleção e por reconhecer trabalhos não apenas nos Estados Unidos, mas em todos os 35 países da América do Norte e do Sul. Localizada em uma cidade fronteiriça no norte do México, a represa Colosio foi originalmente construída na década de 1960 para controlar o escoamento das montanhas adjacentes de Los Adobes. Nas décadas seguintes, assentamentos informais começaram a se formar ao seu redor, chegando a uma população de mais de 9.000 até 2020. Com o tempo, a área tornou-se um local de desastre iminente, pois a capacidade da barragem foi sobrecarregada por inundações e lodo, colocando casas lá (construídas tipicamente de papelão, tábuas de madeira e blocos de concreto) com alto risco de inundação e deslizamentos de terra.

Taller Capital foi originalmente encomendado pelo governo da cidade de Nogales através da Faculdade de Arquitetura da Universidad Nacional Autónoma de México. Inicialmente, o briefing previa apenas o projeto de um parque próximo à barragem, mas a empresa rapidamente expandiu sua missão de fornecer reparos de infraestrutura para melhorar a qualidade de vida do bairro ao redor.

Concluído em janeiro de 2020, o projeto final apresenta terraços pedestres reforçados que circundam a água e permitem inundações. Cada plataforma destina-se a atividades específicas; alguns funcionam como jardins de chuva para coletar água, enquanto outros servem como quadras de esportes ou playgrounds. Uma caixa d'água e um grande galpão ocupam o nível mais alto, sob o qual um espaço aberto multiuso pode abrigar reuniões informais, além de fornecer serviços sanitários e administrativos.

O vencedor deste ano foi selecionado por um júri internacional de profissionais de arquitetura: Sandra Barclay, Mónica Bertolino, Alejandro Echeverri, Julie Eizenberg e o diretor do MCHAP, Dirk Denison. De sua decisão, Barclay, um arquiteto de Lima e presidente do júri do MCHAP 2022, descreve o projeto da Taller Capital como “uma intervenção arquitetônica ponderada onde as pessoas estão no centro de todas as considerações”. pode ser transformado social e fisicamente indo além da resolução de um problema técnico”.