segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Igreja de Saint-Pierre de Firminy - Firminy (França) . Le Corbusier

A Igreja de Saint-Pierre de Firminy, localizada em Firminy, região de Loire, na França. Às vezes é chamada de igreja Le Corbusier, sendo um dos últimos projetos do arquiteto Le Corbusier. Sua construção começou em 1970, cinco anos após a morte de Le Corbusier e foi concluído 41 anos após sua morte (2006).

Carregada de grande carga simbólica, a arquitetura religiosa é conhecida tanta pela monumentalidade de seus edifício quanto pela riqueza de seus espaços interiores. Escala, materialidade e luz são alguns dos principais elementos utilizados para manipular e criar espaços de contemplação e prece, características espaciais capazes de conduzir os fiéis à uma experiência sagrada através do espaço.

A arquitetura religiosa, embora venha sempre acompanhada de certos elementos e características históricas e universais, encontrou espaço e abertura para ser influenciada pelos novos estilos arquitetônicos que foram surgindo ao longo dos séculos. Nestes termos, embora respeitando e preservando uma série de características históricas formais, a arquitetura religiosa modernista (apogeu entre os anos 1950 e 1970) se caracteriza por uma  honestidade construtiva e material como pela geometria áspera de suas formas e superfícies. O concreto armado reina absoluto como o sistema construtivo preferido (brutalismo).