quinta-feira, 10 de junho de 2021

Opções diferentes de revestimentos para as escadas de sua casa!

Quando se trata de planejamento arquitetônico todo detalhe é importante. Ao imaginar o visual dos interiores de uma casa, o projetista cria uma visão do todo, que inclui modelos de aberturas, de estruturas de suporte - como colunas -, além de lareiras e escadas.
Por falar em escada, sabemos que se trata de um estrutura que pode ser construída de diversos materiais e apresentar diferentes tipos de apoio, assim como revestimentos.
Especialmente neste texto, vamos fazer uma lista sobre as principais opções de acabamentos para degraus de escadas, apontando as algumas vantagens de cada um. Além das informações na redação, confira as imagens e tire delas belas inspirações sobre qual modelo de estrutura arquitetônica combinaria lindamente com a sua casa.

Basalto, mármore e granito
O basalto é uma pedra forte e resistente. Geralmente, é lembrada para o revestimento de escadas externas de residências, sendo no modelo de placa levigada, com acabamento mais rústico.
Mas para estruturas internas, as placas polidas são uma alternativa melhor, já que podem apresentar um visual tão brilhante quanto as lindas placas de mármore. A única desvantagem seria a sua variação de cor, entre cinza médio e escuro.
Existem outras pedras naturais que podem ser encontradas em tonalidades diferentes. O mármore e o granito são boas opções. Ambas as pedras podem ser utilizadas não apenas como revestimento de piso de escadas, mas de outros pisos, dando à casa um visual bem requintado. A ideia é cobrir todos os planos com o mesmo material para que haja uma continuidade da decoração, sem interrupções.
"(especialmente sobre o granito) A pedra torna-se uma ótima escolha por sua durabilidade, e por isso pode ser usada até mesmo nas escadas com maior fluxo, sem que a pedra adquira sinais de envelhecimento ao longo do tempo.", "(...) o mármore também tem suas variações em cor e na quantidade de veias (...)."
- citação de reportagem de Casa e Construção.









PORCELANATO
Seguindo a mesma ideia citada no tópico anterior, podemos também utilizar as placas de porcelanato para criar uma arquitetura de interiores mais homogênea para a casa. Esse material é, sem dúvidas, o melhor substituto para as pedras.
Ele pode apresentar diversos polimentos e, inclusive, simular a textura de outras matérias-primas, como a madeira natural. Mas as peças brancas são as melhores para decorações neutras e modernas.
"(...) muito utilizado na arquitetura contemporânea e é uma aposta certa para criar degraus elegantes." - Casa e Construção.











MADEIRA E LAMINADO VINÍLICO
Por falar em madeira, também podemos cobrir as escadas com chapas de madeira natural - até mesmo combinando degraus com corrimãos. Mas este material, apesar de bastante versátil, vai precisar de cuidados especiais.
Algo mais simples, porém resistente e durável, é o piso vinílico. Esse tipo de revestimento é bem mais fácil de limpar. Porém, só é recomendado para escadas com menor dimensão.







METAL
Se a ideia é sair do tradicional, quebrando o visual clássico da residência, pode-se considerar um revestimento de degraus e também um corrimão de escadas em metal.
Nessa linha, o inox é a melhor opção - também podendo ser a estrutura de suporte deste elemento como um todo. Seu acabamento brilhante tende a deixar as decorações de residências com visual bem sofisticado e futurista, combinando com várias produções.





Concreto
Por fim, podemos considerar também a opção dos pisos cimentícios, que são hoje uma excelente alternativa de revestimento para decoração de residências. Eles apresentam um visual bem arrojado e também podem simular outros materiais, como a madeira.
Acontece que tais peças podem ser ainda muito pesadas. Portanto, antes de tudo, é preciso considerar esta adição de carga sobre a estrutura preexistente de escada da sua casa.




Realmente, existem ótimas opções de revestimentos para escadas. Vamos te ajudar a escolher um entre eles.
Quer mais valor estético? Pedras naturais.
Mais economia? Azulejo.
Mais estilo e segurança? Pisos vinílicos antiderrapantes.
Mais conforto térmico e menos ruído? Madeira.
Durabilidade e bom acabamento? Metal.
Resistência aos atritos? Cimento.
Então, o que vai ser para a sua casa? Opções não faltam!









https://www.jeitodecasa.com/