quinta-feira, 17 de junho de 2021

Conheça o Santuário Madonna della Corona em Verona!

Com seus 1.500 degraus e a 600 metros acima do nível do mar, o Santuário chama atenção, pois parece estar servindo de apoio para uma imensa montanha de pedra. De uma beleza sem igual, é destino certo para quem quer se surpreender com a fé e com a natureza. 
O Santuário da Coroa é um dos lugares escondidos no coração da rocha Baldo. Há registros que comprovam que os eremitas ligados à Abadia de San Zeno, em Verona, já viviam por aqui por volta do ano 1000. Há documentos que atestam que na metade dos anos 1200, nesse lugar, já havia um mosteiro e uma capela dedicada a S. Maria di Montebaldo, acessíveis até hoje através de um estreito caminho, que nos “ativa” a adrenalina com a sensação de perigo que a rocha nos apresenta, embora seja um caminho bem seguro! 


Uma tradição piedosa colocou o nascimento do Santuário da Madonna della Corona em 1522, mesmo ano em que a escultura venerada teria sido milagrosamente levada, por intervenção angelical, da Ilha de Rodes, que tinha acabado de ter sido invadida pelo exército muçulmano de Solimano II, mas o fato é negado por causa da existência, do santuário atual, retratado em uma pintura do século XIV onde mostra uma Nossa Senhora com Jesus no colo, que foi a primeira imagem venerada na igreja original, e, claro, a que lhe deu o nome.

Entre 1434 e 1437, S. Maria di Montebaldo passou a pertencer aos Cavaleiros de San Giovanni, ou ao Santo Sepulcro, presentes em Verona desde 1362 como um comando de San Vitale e Sepulcro, que mantinham a propriedade do Santuário até sua dissolução por ordem Napoleônica em 1806. O grupo de pedra dos Pietà parece remontar a esse período.


A imagem de Nossa Senhora
A imagem de Nossa Senhora presente ali tem 70 cm de altura, 56 de largura e 25 de profundidade, a estátua é em pedra. A estátua repousa sobre um pedestal com a inscrição “HOC OPUS FECLT FIERI LODOVICUS D CASTROBARCO D 1432”, tradicionalmente considerado como prova de que a estátua foi feita e doada à Coroa em 1432 por Lodovico Castelbarco, proveniente de uma nobre família Rovereto.


A Nova Igreja
Nos quatro séculos de gestão, a Commenda transformou radicalmente a Madonna della Corona, tornando-a um autêntico santuário amplo e acessível, graças ao arranjo da ponte de acesso de madeira no vale (1458) e à construção de uma nova igreja acima daquela que já existia. A “nova” igreja tem 18 metros por 7 ficou ali entre 1490 e 1521.

Durante o século XVI, foram construídas as duas escadas de acesso ainda visíveis: a mais larga, que tem 556 degraus e descia da fonte de Spiazzi – mais tarde denominada “Fonte de Independência”, que ia até a ponte de tília; e outra escada mais estreita, com 234 degraus esculpidos na rocha ao longo do caminho estreito, original, que levava da ponte à igreja. Em 1625, começou a construção de uma igreja nova e maior, 4 metros acima da anterior, que permaneceu incorporada sob o novo presbitério. As obras duraram várias décadas, atingindo o teto em 1664 e finalmente terminando em 1685.

Enquanto isso, as rotas de acesso foram reorganizadas graças à contribuição do comandante Tancredi, um tipo de hotel foi construído em uma cavidade da montanha para atender às necessidades de acomodação dos peregrinos cada vez mais numerosos. A estrutura geral de toda a área do Santuário está documentada em dois preciosos inventários, um de 1724 e outro de 1744, e é perfeitamente visível em uma bela gravura feita em 1750, por Giovanni Antonio Urbani, em nome do reitor Don Giancarlo Balbi.
A Ampliação da Igreja

No final do século XIX, com base em planos do arco, Giuseppe Magagnotti, de Verona, e o Engenheiro Emilio Paor, de Trento, ampliaram a igreja e colocaram ali uma fachada em estilo gótico, adornada com mármore; a conclusão do trabalho foi solenizada em 17 de setembro de 1899 com a cerimônia de coroação da estátua de Nossa Senhora das Dores.

Nos anos seguintes, a fachada e a igreja foram adornadas com estátuas do escultor Ugo Zannoni; em 1921-1922, a torre sineira foi refeita; em 1922, por ocasião do quarto centenário da aparição da estátua de Nossa Senhora das Dores, a estrada foi melhorada e aberta, obra do engenheiro Federici; há também um túnel de acesso ao Santuário, facilitando assim o caminho para os peregrinos. Após a última guerra mundial, de 1946 a 1949, o reitor Don Sandrini a finalizou com base em um projeto do arquiteto Banterle, que nada mais é do que uma extensão da igreja na parte do presbitério.
A demolição e Reconstrução do Santuário

Em 1974, foi confiada ao arquiteto Guido Tisato a tarefa de elaborar um projeto totalmente novo para uma intervenção geral que envolvesse a demolição da Igreja existente, mas que mantivesse a conservação das partes mais significativas, além da ampliação da estrutura, deixando-a um pouco maior. A demolição e reconstrução do Santuário foram realizadas entre 1975 a 1978 e, em 4 de junho de 1978, o Bispo Giuseppe Carraro pôde prosseguir com a benção do novo Santuário e do novo altar. Em 1982, o santuário recebeu o título de “basílica menor” e em 17 de abril de 1988, o Papa João Paulo II visitou a igreja e fez uma oração para Madonna della Corona.

Há inúmeras esculturas de Ugo Zannoni presentes no Santuário e, em sua maioria, são feitas de mármore branco de Carrara. Em 1900, as estátuas representavam San Giovanni Evangelista e Santa Maria Maddalena, visíveis em nichos salientes na fachada, e da Santa Maria das Dores em pé, que agora fica na capela das confissões; já entre 1912 e 1913, a estátua de San Giuseppe e as dos dois santos padroeiros dos Cavaleiros de Malta, Santa Toscana e San Giovanni Battista, os 14 painéis da Via Crucis, foram para os pilares da nave central do Santuário e os painéis de gesso dos sete dores da Madonna, ficavam onde, agora, é uma capela. O Ecce Homo e os dois Anjos em oração são de 1916, e ficavam na capela das Confissões; finalmente, em 1919, pouco antes de sua morte, o alto alívio do encontro de Cristo com sua mãe.

Já os trabalhos de Raffaele Bonente ficam tanto no santuário quanto ao longo da estrada de acesso, e você pode admirar as peças de bronze do arquiteto veronense que são belíssimas! Particularmente original é a “cenografia” na parede rochosa da abside, ao redor da estátua de Pietà, cercada por uma coroa de espinhos e cinco grupos angélicos.
Merecem Destaque
O altar frontal com três painéis de bronze representando a Natividade, a Crucificação e o Pentecostes, separados por quatro pilastras dedicadas aos evangelistas; nas laterais dois painéis dedicados à igreja de Veronese, enquanto a parte traseira é dividida em três fundos, nas laterais ficam duas invocações marianas e no centro o coração de Nossa Senhora perfurado por sete espadas;
Os 6 castiçais na mesa com os símbolos dos evangelistas e símbolos alegóricos;
O painel da Anunciação, colocado no ambo e no púlpito com os símbolos dos quatro evangelistas, os rostos de Abraão, Moisés, Davi e Isaías, e no centro o monograma de Cristo;
O tabernáculo, de 1982, com as quatro figuras de bronze representando fé, esperança, caridade e religião;
O batistério de 1988, que apresenta oito peixes na parte inferior e os sete dons do Espírito Santo na parte superior;
O medalhão comemorativo da visita papal, de 1993, fora do Santuário;
As janelas no corredor direito do Santuário, representando os mistérios do Rosário;
As esculturas e vitrais que adornam a capela, feitas em 1990;
As estátuas de bronze das estações da Via Crucis ao longo do caminho que leva da residência Stella Alpina ao santuário.

Os ex-votos
Ao longo da parede direita do Santuário, há um verdadeiro patrimônio histórico e artístico representado pelo ex-voto: 167 tábuas de tamanhos diferentes, sendo a mais antiga delas de 1547, que representa o milagroso resgate de uma mulher que está prestes a se afogar no Adige, em Verona. No nível histórico, o mais interessante ex-voto é a grande tela doada pela comunidade de Bardolino em 1665, em agradecimento pela graça obtida da chuva, enquanto o mais precioso é um óleo sobre tela representando Cristo na Cruz, pintado em 1724 pelo pintor veronense Antonio Balestra (1666-1740).