terça-feira, 29 de setembro de 2020

Dicas de como reformar o móvel em madeira!

O que pode ser realmente feito em uma reforma de móveis, afinal? Quais são as opções existentes quando o assunto é dar uma nova cara às peças antigas?
Algumas dicas podem ser levadas em consideração, tanto no momento da pesquisa quanto na consulta com um profissional. Veja só:

Laquear os móveis antigos
A técnica de laquear móveis antigos consiste em uma pintura que tem o acabamento semelhante ao de carros e é perfeita para deixar a casa cheia de vida e com ar moderno.

Pintura nova
Algumas demãos de tinta já fazem toda a diferença. Você pode escolher uma cor viva, a fim de dar destaque ao móvel escolhido. O uso de spray prata ou dourado nos detalhes é capaz de trazer glamour ao ambiente. Se quiser algo ainda mais ousado, pode cobrir a superfície com adesivos ou tecido estampado.

Troca de “acessórios”
Que tal substituir os pés do móvel e os puxadores das gavetas? Ou aplicar um espelho trabalhado naquela penteadeira vintage? São detalhes que fazem a diferença na peça toda.

Aprenda a reformar móveis de madeira
A reforma de móveis antigos de madeira é a grande tendência quando se trata de repaginar a decoração da casa. Isso porque a versatilidade da madeira possibilita uma série de novas combinações que darão aquele up no seu design de interiores.



E o melhor: sem abrir mão daquela gostosa sensação de conforto e aconchego que esse material proporciona. Abaixo, você confere as principais dicas para reformar móveis de madeira. Começaremos pela lista básica de materiais necessários:
lixas de variadas gramaturas;
cola específica para madeira;
massa para acabamento;
tinta para madeira à base de água ou solvente;
rolos e pincéis;
verniz para proteger a madeira;
jornais velhos para proteger o chão;
pano úmido para a limpeza do móvel.

Como lixar
Primeiro, limpe o móvel e remova todos os acessórios (puxadores, alças, dobradiças etc.), deixando-o pronto para o trabalho manual. Se necessário, utilize uma massa específica para corrigir eventuais imperfeições antes de começar. Para lixar o móvel, o processo é simples, mas requer paciência.
Isso porque os móveis de madeira costumam estar encerados ou envernizados, e a função da lixa é justamente remover esses resíduos para que a nova pintura consiga se fixar de forma satisfatória na superfície. A etapa pode até ser trabalhosa, mas é fundamental para garantir o melhor acabamento da peça, ok?
Na prática, funciona assim: você pode começar descascando a pintura antiga com o auxílio de uma espátula. Depois, utilize uma lixa para madeira grossa. Em seguida, remova o pó gerado e repita o procedimento com uma lixa fina. Se o móvel for muito grande, uma boa alternativa é recorrer a uma lixadeira elétrica.

Como pintar
A tinta mais indicada para pintar móveis de madeira é a tinta esmalte. As tintas látex e acrílica também são utilizadas, mas a esmaltada cobre a peça mais facilmente e costuma durar mais. Ou seja, é uma alternativa muito prática.
Você pode comprar a tinta esmalte em lata — aplicando-a com o auxílio de rolo e pincel — ou em spray, o que facilita mais ainda o trabalho. Para garantir a uniformidade da pintura, faça movimentos precisos e sempre na mesma direção, em sentido único.
Espere secar e aplique uma nova camada de tinta, dando mais atenção aos detalhes da peça. Aí é só esperar a secagem completa e recolocar os acessórios de volta no lugar. Pronto! O móvel já está de cara nova.


Quando e por que envernizar
O verniz é, basicamente, uma proteção para os móveis de madeira. Por isso, sobretudo para a mobília de áreas externas, o envernizamento das peças é bastante útil, já que os móveis estarão expostos às intempéries climáticas.
Geralmente, o verniz é utilizado para reformar móveis antigos que estejam mais desgastados. Nesse caso, dá-se preferência para o verniz, em vez da tinta, na hora de fazer o acabamento do móvel. Assim, você garante uma proteção a mais para a madeira.



Caso tenha cor, o verniz poderá tingir a madeira, alterando sua tonalidade original sem abrir mão da estética da peça. Pelo contrário, ele confere ao móvel uma cara nova e, ao mesmo tempo, prolonga a vida da mobília.
Se o móvel que você for reformar apresentar sinais de cupins, será necessário utilizar um produto específico para eliminá-los antes de começar o envernizamento. Esses produtos são conhecidos como cupinicidas e estão disponíveis em lojas de marcenaria ou casas agrícolas. Feito o tratamento, o móvel poderá ser envernizado normalmente!
Viu só? Com alguns procedimentos simples e um pouco de criatividade, é possível repaginar o visual da casa gastando pouco, especialmente na reforma de móveis antigos de madeira.