quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Decoração Estilo Clássico!

Decoração clássica vem atravessando décadas e até hoje faz muito sucesso, se você gosta desse estilo clássico, se considere uma pessoa luxuosa!


Mas quer decorar sua casa com um estilo que nunca saí de moda e é sinônimo de requinte e beleza? Então sua escolha deve ser a decoração clássica e para te ajudar elaboramos este post com dicas imperdíveis. Confira!


Como surgiu o estilo clássico
Primeiramente, o estilo clássico de decoração está sempre na moda. Mesmo tendo surgido na antiguidade, no período grego e romano, onde a arquitetura era sinônimo de beleza e riqueza de detalhes.
Então esses valores da antiguidade continuaram presentes em outros estilos através do tempo, como no Barroco e no Rococó, onde ganhou expressão máxima. E hoje, a decoração clássica vem acompanhada de elementos modernos e contemporâneos, criando novos estilos: o estilo clássico moderno e o estilo clássico contemporâneo.


Principais características da Decoração clássica

Uma das principais características deste estilo é o uso de formas rebuscadas em objetos e móveis, mas vejamos com mais detalhes o que caracteriza a decoração clássica.

Arquitetura clássica
A arquitetura do espaço é fundamental para imprimir as marcas do estilo.
A decoração clássica pede ambiente amplos, com pé direito alto. Com tetos, rodapés e paredes trabalhadas, com muitas ornamentações.


Materiais – Decoração Clássica
Então, um dos materiais mais usados na decoração clássica são: mármore e madeira.
Por isso os elementos mais tradicionais do estilo é mobília em cerejeira, mogno, palissandro ou nogueira, entre outras. Mas sempre em tonalidades escuras.
Já o mármore aparece com força nas cozinhas e banheiros.


Iluminação – Decoração Clássica 
Primeiramente, a iluminação deve ser mais branda, com preferência pelas lâmpadas amarelas, tão comuns nos tempos passados.
Então aproveite o estilo para abusar de grandes lustres estrategicamente posicionados nos cômodos.




Móveis – Decoração Clássica
Na decoração clássica o mobiliário é antigo ou parece ser antigo. Os móveis são sempre imponentes e se destacam pelo excesso de detalhes trabalhados.
São comuns as colunas cheias de ornamentos, bem como os pés de cadeiras, mesas e outros móveis.
Na maioria das vezes as camas possuem quatro colunas, embelezadas ou não com um dossel ou mosquiteiros.
Cadeiras, sofás e poltronas são sempre elegantes, ornamentados e estofados com luxo e requinte.


Objetos – Decoração Clássica 
Os objetos que são destaque na decoração clássica são os cristais, porcelanas, prataria, latão, candelabros, bustos, livros, espelhos, molduras ornamentadas, lustres, arranjos florais e abajures em seda.




Cores predominantes – Decoração Clássica 
No estilo clássico predominam as seguintes cores: preto, vinho, azul-marinho, verde-escuro, dourado, prateado e também rosa claro.
Cores mais neutras e claras podem aparecer também e dão sofisticação e leveza aos ambientes. Assim, vale apostar nas cores branco, creme, bege e diferentes tonalidades de castanho.







Tecidos – Decoração Clássica 
Os padrões lisos, florais e listrados marcam forte presença em tecidos como seda, brocado ou veludo.
As cortinas são pesadas, penduradas em barras de bronze ou madeira esculpida. São feitas em jacquard, veludo, moiré, em tons claros ou combinados com cores intensas como os bordô ou o verde-escuro.
Já os tapetes, são um elemento importante na decoração clássica. São sempre espessos e convidativos, muitas vezes cobertos de padrões clássicos e com diversas cores.


Paredes – Decoração Clássica 
As paredes na decoração clássica são forradas com papel de parede luxuoso ou cobertas de obras de arte antigas. Retratos, natureza e natureza morta são os temas preferidos e combinam muito com o ar dramático do restante da decoração.
É muito comum também encontrar tapeçarias adornando as paredes com muita sofisticação e beleza.


Banheiros – Decoração Clássica 
Os banheiros clássicos costumam ser um destaque.
Utilize papel de parede em vez de azulejos. Saboneteira e espelhos rebuscados, com cara de que saíram diretamente de alguma loja de antiguidade dão o charme necessário.





Cuidados ao adotar a decoração clássica
Se você pretende adotar a decoração clássica é preciso ter muito cuidado para não cometer excessos. Lembrando que usar somente elementos clássicos não faria sentido, ou traria funcionalidade nos dias atuais.
No mais, muito relevo, formas, curvas e ornamentos pedem espaços amplos. Assim, em pequenos ambientes use apenas pequenos objetos no estilo. A mescla de elementos clássicos com peças de outros estilos pode ter um excelente resultado.


Dicas bônus.
Vimos ambientes super luxuosos que com certeza necessitam de um alto investimento.
Se essa não é a sua realidade, mas você gostou muito desse estilo de decoração, vou te apresentar alguns exemplo e te mostrar que é possível ter um toque clássico em sua casa ou comércio.
Neste exemplo, foi utilizado um jogo de cadeiras clássicas junto com um aparador em madeira. O espelho possui traços mais modernos, que, como mencionamos no artigo, da um toque na composição do ambiente.
Os livros e os abajures são elementos importantes nessa decoração, dão equilíbrio a composição.



Essa composição ficou muito legal, como podemos perceber, o objeto mais clássico aqui é o espelho. Quero te mostrar que com um único objeto podemos passar uma aparência clássica ao ambiente, percebeu?



Neste caso novamente o que se destaca como um verdadeiro objeto clássico é o espelho fazendo par com o porta retrato, a penteadeira no estilo moderno faz uma combinação bem interessante, vale ressaltar a cor azul bebê com branco também, que deu um contraste bem bacana com o preto.

Vale ressaltar que um designer de interiores é o profissional preparado e habilitado para criar composições que atendam as suas necessidades. Precisa de um profissional para te ajudar na realização desse sonho? Peça ajuda aqui e receba orientações de um profissional.