sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Montando a Sala de Jantar!

MESAO principal para a decoração da sala de jantar ter muito charme e elegâncai é a escolha da mesa, a proporção que ela deve ter em relação ao espaço disponível. Importante que o espaço ao redor da mesa seja de no mínimo 0,90cm para permitir a circulação, mas se o espaço permitir, a circulação de 1,20m é a medida ideal. Essa medida define o tamanho e o formato da mesa.

Mesas retangulares se adaptam melhor em ambientes mais estreitos, e podem acomodar um maior número de pessoas. Já as quadradas ou redondas podem acomodar até 8 pessoas.

Para saber quantas pessoas cabem em uma mesa, pense que cada pessoa deve ter livre uma espaço de no mínimo 60cm. Para facilitar, olhe a tabela abaixo com as medidas ideais das mesas para 4, 6, 8 e 10 pessoas. Quanto à largura das mesas retangulares, a medida mínima é de 85cm e a máxima não deve ultrapassar 1,20m.


CADEIRAS
O tamanho é muito importante. A regra continua sendo a da proporção ao espaço, e principalmente, ao tamanho da mesa. Reserve os modelos com braço apenas para as cabeceiras, no restante da mesa eles atrapalham um pouco a mobilidade. Elas podem fazer conjunto com a mesa, serem estofadas ou completamente diferentes. Isso vai depender do estilo.
APARADOR
Se depois de colocar a mesa tiver espaço, vale a pena ter um aparador ou um bufê. No dia a dia essas peças recebem os adornos e enfeitam a sala, e na hora de receber, podem ser muito úteis como apoio. O material não precisa ser, necessariamente, igual ao da mesa, pelo contrário, pode ficar mais interessante mesclar materiais.
ILUMINAÇÃO
A iluminação ideal para a sala de jantar deve ser difusa, para ficar mais aconchegante, e deve evitar o foco direto sobre a mesa, que pode esquentar ou refletir nos olhos. O ideal é escolher um pendente, ou mais de um, dependendo do tamanho da mesa. Os modelos mais atuais são grandes e decorativos, criando um bonito efeito além da iluminação. Ao redor da mesa pode-se usar luminárias embutidas com foco em quadros ou sobre o aparador.

Se optar por um pendente, a altura ideal é que o meio da cúpula fique na altura dos olhos, variando de acordo com o tamanho da peça escolhida. No geral, a parte inferior da cúpula fica a aproximadamente 150cm do piso.