quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

BOAS DICAS PARA A CASA DA TERCEIRA IDADE

Depois de vários estudos, foram descritas no "The Able Renewable Home". (Washington, EUA - 1991), algumas sérias considerações no que tange ao conforto da terceira idade em sua residência e segurança, já que 75% dos acidentes com idosos acontecem em casa. Considere que as mudanças iniciam-se aos 50, mas fica mais complicado aos 65 anos.
Home claro para boas energias
Descomplique, "arrumando" a casa corretamente! A idade chega ao mesmo tempo em que o vigor, a flexibilidade, e a visão vão diminuindo. Mas podemos compensar essas limitações físicas melhorando o Projeto de Arquitetura e de Interiores.

Sala de Estar / Jantar inspirada na paz e tranquilidade
Nas paredes, escolha cores "calmas" e bem "felizes. A iluminação deverá ser conveniente por toda a casa, inclusive se utilizando de sensores de presença nos locais de acesso, como corredores. Doe móveis frágeis e leves, prefira os sólidos e pesados, porque caso seja necessário se apoiar, eles não irão cair sobre você! Doar móveis usados ou trocá-lo fará muito bem a você, boas energias virão!

Cozinha prática com tudo à mão
Um toque retrô na cerâmica da parede da cozinha e coifa moderna. Para o resto da casa não se esqueça dos aromas, você merece ficar muito perfumado(a) com o passar dos anos, afinal chegou o momento de se cuidar de verdade, espreguiçar, ler um bom livro, meditar, fazer relaxamento, receber amigos para conversar, pois finalmente você chegou na idade feliz.

Gabinete com poltorna confortável para leitura
Esqueça os chinelos e robes ou camisolas longas, prefira sapato/tênis para dentro de casa e nada de "coisas longas", pois é possível tropeçar e cair.
A idade chega ao mesmo tempo em que o vigor, a flexibilidade, e a visão vão diminuindo. Mas podemos compensar essas limitações físicas melhorando o Projeto de Arquitetura e de Interiores. Como?! De baixo para cima... No chão, defina pisos claros, antiderrapantes e -- se possível -- abandone os tapetes, mas se fizer questão absoluta, coloque forro ou fita adesiva antiderrapante.
Quarto Casal simplicidade e aconchego
Sabia que casa cheia de móveis não deixa ninguém circular com conforto e que nem a "boa e necessária energia" circula. Tire os excessos.

No banheiro, coloque barras de segurança no box e junto ao vaso sanitário e troque o box de vidro pelas cortinas (hoje em dia tem lindas opções).
Esquematização do banheiro