quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

HOTEL COPACABANA PALACE - RIO DE JANEIRO / BRASIL

O Hotel Copacabana Palace é um luxuoso e famoso hotel localizado em frente à praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, Brasil. Com duzentos e vinte e seis apartamentos e suítes: cento e quarenta e oito no prédio principal e setenta e oito no anexo, distribuídos em uma área de onze mil metros quadrados.
O prédio é um dos mais elegantes da cidade do Rio de Janeiro, construído na década de 20, pelos empresários Octávio Guinle e Francisco Castro Silva, atendendo a um pedido do então presidente da república, Epitácio Pessoa que desejava um grande hotel de turismo na então capital federal, para ajudar a hospedar o grande número de visitantes esperados para a grande Exposição do Centenário da Independência do Brasil (1922).
A família Duvivier era dona de Copacabana inteira, desde a pedra do Leme até o Arpoador, foi quem vendeu o terreno do hotel inaugurado em 1923, quase um ano após a Exposição do Centenário, devido às dificuldades na importação de mármores e cristais e na execução das suas fundações; à falta de tecnologia e experiência no país para tal confecção; e a uma violenta ressaca que, em 1922, destruiu a Avenida Atlântica, causando danos aos pavimentos inferiores do hotel.
O hotel foi o primeiro grande edifício em Copacabana, cercado apenas por casas e mansões. O projeto foi do arquiteto francês Joseph Gire. A estrutura, sóbria e imponente, erguida pelo engenheiro César Melo e Cunha, na construção foi usado em larga escala o mármore de Carrara e cristais da Boêmia.
Em 1934, foi construída a piscina e ampliada em 1949. O hotel passou por várias reformas, aumentando sua capacidade e acrescentando dois pavimentos ao prédio principal, a pérgula lateral e o anexo nos fundos.
Com a transferência da capital do Brasil para Brasília, em 1960, o hotel conheceu um período de lenta decadência, até ser superado por hotéis mais modernos, construídos na década de 1970.

Em 1985, projetou-se sua demolição. Mas, o Copacabana Palace tornou-se patrimônio histórico, sendo tombado nas esferas federais (IPHAN), estadual (INEPAC) e municipal (SEDREPAHC). Em 1989, a família Guinle o vendeu para um grupo hoteleiro famoso, que o reabilitou, modernizando as antigas instalações sem descaracterizá-las.
O hotel serviu de tema para um musical de 1933, com Dolores del Rio, onde Fred Astaire e Ginger Rogers dançam juntos pela primeira vez. A ambientação foi no hotel, mas o filme foi inteiramente rodado nos Estados Unidos nos estúdios com cenários pintados do Rio de Janeiro. O sucesso do filme tornou o hotel conhecido mundialmente.
O hotel é um marco na história da cidade do Rio de Janeiro. Preferido pouso entre os famosos como: Albert Einstein, Alain Delon, Sting, Hillary Clinton, Igor Stravinsky entre outros.