sexta-feira, 10 de julho de 2015

Ponte de Millau (Millau - França)


A ponte Millau ou, como também é conhecida, viaduto de Millau foi construída a fim de facilitar a travessia do vale do rio Tarn, próximo à cidade de Millau, França. A ponte ficou conhecida não só por sua grandiosidade, mas também por sua elegância.
Projetada pelo arqui­teto inglês Norman Foster e pelo engenheiro francês Michel Virlogeux, a obra é a mais alta ponte rodoviá­ria do mundo, com 343 metros de altura.
É composta por sete pilares de concre­to armado, que sustentam o tabuleiro de 2460 metros de extensão. Este, por sua vez, é formado por oito trechos de aço e suportado por cabos estaiados. É a maior pista suportada por cabos no mundo, pesando 36 mil toneladas, com 32 metros de largura e 4,2 m de espessura. A pista destaca-se também pela boa visibilidade que ela condiciona aos motoristas: tem curvas suaves de 20 km de raio e uma declividade de 3% do sul para o norte. A segurança é reforçada com bar­reiras contra colisão e telas para proteger os motoristas dos violentos ventos locais.
Desde os primeiros rascunhos desenhados em 1987 ao fim da construção em Dezembro de 2004, foram precisos 17 anos de pesquisa e trabalho por parte dos engenheiros franceses. O Viaduto de Millau, considerado por alguns como a Ponte do Gard do século XXI, é o resultado de várias etapas de trabalho, onde cada uma exigiu o máximo de rigor, precisão e profissionalismo possível.

 A construção do Viaduto de Millau levou apenas 3 anos e iniciou-se em outubro de 2001. O processo de construção foi dividido e executado de acordo com as etapas abaixo:
Concreto: As obras de terraplanagem foram concluídas em apenas algumas semanas. Na Primavera de 2002, os primeiros pilares do  Viaduto de Millau estavam subindo para o céu. Ao mesmo tempo, a construção dos suportes laterais (onde a plataforma seria fixada em ambas as extremidades do viaduto) foi iniciado nos Causses. Após 12 meses de trabalho, o pilar P2 atingiu a marca de 100 metros. Um ano depois, no dia 9 de dezembro de 2003, a etapa de concreto havia sido concluída dentro do prazo. E mais, um dos pilares do viaduto havia batido o recorde mundial com 245 metros de altura.

Montagem das torres de aço começaram no verão de 2002. A construção do tabuleiro foi realizada em solo, e depois deslocada de torre em torre: ao todo oito torres temporárias foram construídas com aço, provendo sus­tentação adicional aos pilares de concreto já construídos. O deslocamento dava-se por um sistema hidráulico que empurrava lentamente as seções do tabuleiro: a cada 4 minutos a plataforma se movia 600 mm. Esse deslocamento acontecia a partir das duas extremidades da ponte, até que as seções “empur­radas” se encontrassem num ponto acima do Rio Tarn. Em 28 de maio de 2004, exatamente às 02:12, as seções norte e sul do tabuleiro foram unidas a uma altura de 270 metros acima do Tarn. Missão cumprida!
E por fim…: no dia 29 de maio de 2004, 24 horas após a junção, foi iniciada a montagem dos mastros sobre os pilares para sustentarem os cabos de aço. Com 90m de altura, os mastros foram colocados a partir de uma técnica que faz o levantamento das estruturas por duas torres de aço equipadas com um sistema hidráulico. Em três meses estava tudo concluído. No final de setembro, foi feito o revestimento do tabuleiro, a instalação dos sistemas de segurança e de iluminação. No dia 14 de dezembro de 2004, o viaduto foi inaugurado pelo presidente da França.
Comparação do Viaduto de Millau com a Torre Eiffel
 
Altura: 343 metros
Largura: 2.460 metros
Tempo de construção: 3 anos
Material de construção: cimento armado e aço
Número de pilares: 7
Volume de cimento usado: 85,000 metros cúbicos
Espessura da pista : 4.20 metros
Largura da pista: 32.05 metros
Peso da estrutura metálica: 36.000 toneladas
Pilar mais baixo: 77 metros
Pilar mais alto: 245 metros