quinta-feira, 2 de julho de 2015

Como usar as cores!

Na hora de colocar em prática as harmonias, é preciso levar em conta as proporções do espaço. Se você pintar uma cozinha de 5 x 7m com uma cor forte, vai ter a sensação de diminuição do ambiente, mas funciona. Se usar a mesma cor num cômodo de 2 x 2m, vai ficar claustrofóbico. Mas se pegarmos uma única parede para aplicar a cor forte, como laranja, vermelho, verde, e deixar o restante claro, preferencialmente branco, vai dar destaque, quebrar a monotonia e alegrar, sem fechar o espaço.
 
 
As cores podem também aparecer em detalhes de pastilhas ou mosaicos nas paredes. Exagero é sempre o principal erro. O segundo é o medo de ousar. Muitas vezes, por medo de errar, escolhemos cores muito claras e pálidas e o ambiente fica sem graça.
Observe o espaço como um todo, sem descartar a arquitetura. Se você colocar um ambiente todo azul, o olho automaticamente vai criar outras cores para não se cansar. Por isso que o monocromático é cansativo. Mas se você usar variações de tons e tiver um piso de madeira, por exemplo, já está ajudando a quebrar essa monotonia cromática. Além disso, é preciso reparar não apenas nas cores dos materiais como madeira, tijolos, cimento etc, mas também nas informações que estão na sua janela. Se o seu vizinho tiver uma parede bem amarela, você vai estar observando ela com frequência e aí ou neutraliza ou tenta harmonizar para não se cansar visualmente. Por isso, até mesmo o fato de a janela ter vista para um prédio ou um jardim devem ser levados em consideração na hora de determinar as cores dos ambientes da própria residência.
 
 
Se for usar uma cor nas paredes, é preciso observá-la em horários diferentes, pois dependendo do modo como a luz incide ao longo do dia, temos uma percepção diferente da cor. Os tons não precisam ser usados puros também, mas podem ser mesclados aos tons neutros para ficarem mais claros ou escuros, em matizes diversas.
 As pessoas precisam ter em mente que os contrastes sempre dão certo. O olho foi feito para os contrastes. Além disso, se não pode contratar um designer de interiores, confie nas lojas de estofados, pois eles estudaram o círculo cromático e podem ajudar na harmonia de cores. Outra forma de acertar é fazer combinações contrastantes simples como preto e branco, amarelo e azul e verde e vermelho. Não tem erro. Ainda assim, se a pessoa errou na cor que escolheu para a parede, mude.
 
 
Cada pessoa tem um tom de preferência e um tom que fala sobre o momento que ela está vivendo. Não necessariamente a cor preferida vai ser aquela usada para colorir a casa. E as preferências mudam conforme a fase da vida, sendo que o ciclo mais comum é de dois anos, por isso, é comum enjoar dos tons da casa.