quarta-feira, 3 de junho de 2009

PLANOS PARA ESPAÇOS PÚBLICOS (PPS) - DE NOVA YORK PARA O MUNDO

"Project for Public Spaces" (Planos para Espaços Públicos) é uma organização sem fins lucrativos dedicada a ajudar pessoas a criar e manter espaços públicos para fortalecer relações comunitárias entre os moradores. Fundado em 1975, PPS abraça os insights de William Whyte, um dos primeiros profissionais a entender a forma como as pessoas utilizam espaços públicos. Whyte teve estes insights por causa de seu trabalho estudando o comportamento humano em espaços públicos. Enquanto trabalhava com a Comissão de Planejamento de Nova York, em 1969, ele começou a pensar como os espaços planejados das cidades não funcionavam – algo para o qual não se tinham pesquisas já realizadas. Isto levou-o ao Street Life Project (Projeto Rua Viva), um pioneiro estudo do comportamento de pedestres e da dinâmica das cidades.
Fred Kent que trabalhou com Whyte fundou o PPS, cujo objetivo é observar o funcionamento de praças semi-públicas, ruas, parques e outros espaços abertos de Nova York. O PPS tornou-se um centro de boas-práticas reconhecido internacionalmente, e também fornece informações para a construção de “lugares”.
Visite o site para ver algumas propostas para as ruas da cidade de Nova York, e vamos tomar como exemplo para aplicar na nossa cidade.