sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Cinema e arquitetura: filme conta a história das mulheres na Bauhaus!

Este ano, a Bauhaus celebra 100 anos e como parte das comemorações da fundação da escola alemã, os canais televisivos do país estão investindo nas produções cinematográficas e artísticas que tratam o assunto. Depois do canal Deutsche Welle (DW) lançar a minissérie documental sobre a Bauhaus, foi a vez da UFA Fiction e da Degeto Film coproduzirem o filme Bauhaus (Lotte am Bauhaus), no título original) e lançá-lo no canal aberto alemão. O filme foca na história das mulheres que fizeram parte da escola e as dificuldades que tiveram que enfrentar por conta das discriminações de gênero.


Lotte Brendel (Alicia von Rittberg) é uma personagem ficcional e protagonista da trama. Sua história foi inspirada em Alma Siedhoff-Buscher, uma das poucas a conseguir participar das aulas de escultura (as mulheres normalmente eram designadas aos workshops de tecido e costura), onde conseguiu criar os seus icônicos móveis e brinquedos infantis. O Bauhaus Bauspiel é composto por formas variadas e coloridas feitas de madeira que quando compostas formam diferentes objetos, como barcos, casas, etc. A ideia dela era estimular as noções de construção e espacialidade nos pequenos.


Apesar de Walter Gropius ter anunciado na fundação da escola que "não existe diferença entre a força e a beleza dos sexos" e que a "absoluta igualdade e também equidade nos afazeres" faziam parte dos conceitos da Bauhaus, as inúmeras alunas matriculadas no começo logo foram expulsas dos workshops ou deixaram a escola por enfrentarem discriminação de gênero. À título de curiosidade, a escola foi uma das primeiras com estudos focados em design e arquitetura a aceitar matrículas de mulheres (isso em 1919).

Click e assista:
https://youtu.be/rp_GbhDbcpc