sexta-feira, 5 de julho de 2019

Hospedagens descoladas revitalizam estrutura de “hotéis de estrada” dos anos 1940

Aproveitando a onda vintage, hotéis norte-americanos dão sobrevida aos esquecidos motéis (como eram conhecidos) com programação cool e vistas inesquecíveis.
Se você já assistiu Psicose ou a bem feita série Bates Motel, se deparou com aquele charmoso hotel de estrada. Acontece que a arquitetura e o jeito de “receber em casa” dos donos dessas propriedades caiu no limbo, dando lugar para hotéis ultra-glamorosos ou as versões mais em conta, conhecidas como hostels. Contudo, para não deixar a atmosfera despretensiosa e a vivência local dos anos 1940 ser esquecida, 
novos hotéis nos Estados Unidos revitalizam essas construções. 
Abaixo, confira cinco deles para não perder de vista: 

Calistoga Motor Lodge & Spa, Califórnia
                         
Inaugurado em agosto deste ano, a propriedade no Silverado Trail, em Napa Valley, conta com 50 quartos para diferentes hóspedes (família, casais, amigos, etc.) e vista para as montanhas Mayacamas. A reforma do espaço, original de 1940, foi assinada pelo escritório AvroKO, pensando no espírito aventureiro das road trips americanas. Se você é daqueles que curtem Stranger Things ou qualquer outro produto cultural que reacende seu lado mais saudosista, este é o lugar para ficar durante as férias. O Calistoga ainda oferece piscina com mobiliário vintage, spa com ladrilho hidráulico em todos os ambientes, jogos analógicos na área externa e vans de camping caso queira dar uma volta pela Califórnia (sim, os modelos antigos da Volkswagen). California, here we come!


The Drifter, Nova Orleans

Este é o novo hotel too cool for school de Nova Orleans. A construção original dos anos 1950, que servia como motel na época, foi totalmente reformada pelo Nicole Cota Studio, mantendo apenas a estrutura arquitetônica clássica, para servir de hospedagem despretensiosa de quem visitar a cidade. The Drifter mistura o tropical californiano com artistas locais para atualizar o individualismo do mid-century. O grande destaque, além das placas de neon espalhadas por todo lugar, é a piscina, coração do hotel. Nela, folhagens verdes dão vida ao jardim circundante; cadeiras, espreguiçadeiras e guarda-sóis no melhor estilo retrô; uma disco ball; e um painel inspirado em Luis Barragán dão o tom da área externa. Por ali, o bar com drinks japoneses, cervejas artesanais e outros quitutes refrescantes mimam os hóspedes durante o ano - mas no verão, principalmente.


Anvil, Wyoming

 Se você for do tipo que gosta de fugir do calor para cidades que, mesmo no verão, ainda têm uma temperatura mais amena, Jackson é o seu lugar. Este aconchegante hotel foi recém-inaugurado numa antiga estação de esqui, de 1950, no centro de Wyoming. O novo projeto é do Studio Tack e traz a memória afetiva das antigas casas de campo de inverno, desde a decoração rústica com tons mais escuros, até o tamanho dos quartos e das áreas comuns - destaque para o restaurante italiano Glorietta, com pratos todos feitos no forno a lenha. O lobby também merece atenção, misturando recepção com a loja Westerlind. Ao todo são 49 quartos, de formatos diferentes com a cara da região. 


Sound View, Nova York

O nome é óbvio, porque significa exatamente o mood deste hotel: uma vista surreal acompanhada do som do mar. Localizado no North Fork, em Greenport (Nova York), a poucos metros da praia privativa de Long Island Sound, a recém-renovada propriedade é uma joia remanescente da era dos hotéis de estrada. Desenvolvido pelo Studio Tack (mesmo do hotel anterior), o Sound View traz referências de uma Nova Inglaterra modernista com toques náuticos, identidade forte da região. Claro que isso se estende para as especialidades do restaurante, focado na gastronomia marítima, com releituras dos pratos clássicos norte-americanos. Os 55 quartos seguem a mesma referência, com estética de tiny house, com muita madeira e azul marinho. Passeios na praia e drinks na piscina estão entre as atividades infalíveis por lá.


Austin Motel, Texas
 

 Inaugurado na época do festival cultural mais disputado do Texas, o South by Southwest, o Austin Motel faz parte da história da cidade de Austin. O antigo motel, sucesso absoluto desde 1938, passou por uma reforma minuciosa, assinada pelo escritório Bunkhouse. As características originais foram revitalizadas e o letreiro original foi mantido. Os 41 quartos e a área externa com ares cinquentistas ganharam novas cores, e o lobby passou a ter uma lojinha à la Twin Peaks na entrada. A arquitetura mid century faz parte do projeto de renovação da região que, apesar de estar em processo de rejuvenescimento, não quer deixar suas raízes históricas para trás.