sexta-feira, 21 de junho de 2019

SOLAR FERRÃO - SALVADOR / BAHIA - BRASIL

O Solar Ferrão é o segundo mais antigo Solar do século XVII, situado no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, Bahia, esquina entre a rua Gregório de Matos e a Ladeira do Ferrão.

Construído por José Sotero Maciel de Sá Barreto para morar, depois transferiu o solar para os jesuítas fazerem lá o seu seminário. Com a saída dos jesuítas, é rematado por Joaquim Inácio Ferrão de Aragão (de onde vem o nome atual), posteriormente é adquirido pelo Centro Operário da Bahia.

O Solar é um casarão nobre, localizado numa zona de grande declive, tendo por isso três pavimentos na frente e seis no fundo, além de um porão. Na fachada principal abrem-se duas portadas, datadas de 1690 e 1701, decoradas com volutas e relevos. O piso mais alto tem janelas com sacadas e gradis de ferro. No pavimento nobre há cômodos com tetos forrados com painéis de madeira.

Chamado de "A Casa Nobre do Pelourinho", o prédio foi tombado em 1938 pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Passou por várias reformas e nos dias atuais, funcionam o Museu Abelardo Rodriguesa e uma biblioteca inteiramente informatizada.

http://www.cidteixeira.com.br