quarta-feira, 5 de junho de 2019

Curso de Agrofloresta Sintrópica, Piracaia (90Km de SP)

O Curso de Agrofloresta Sintrópica, com o permacultor Bento Cruz, vai ser realizada no terreno de uma casa que ganhou um prêmio internacional de sustentabilidade na Ecovila Clareando, em Piracaia, a apenas 90 Km de São Paulo. O curso acontece nos dias 22 a 23 de junho, das 8h de sábado até 13h de domingo.

A novidade é que o curso vai ter foco em Jardins Comestíveis em que os participantes vão utilizar conceitos, técnicas e processos da Agrofloresta para produzir alimentos em pequenos canteiros próximos à casa. O objetivo é a composição de um jardim biodiverso com plantas aromáticas, ervas, hortaliças, ornamentais e árvores de pequeno porte. Utiliza recursos naturais, tais como bambu, madeira, pedras e água como elementos estéticos e funcionais. “Vamos integrar o design do jardim com o conceito arquitetônico da casa e com os desejos e necessidades da família residente”, afirma Bento.

O curso acontece na Casa das Birutas, projeto da Gera Brasil Arquitetura. O permacultor Bento Cruz é o responsável pelo eco paisagismo do terreno.
Também será realizado um estudo da evolução e manejo de Agro florestas de 1 ano, 6 meses e 3 meses, implantado no Sítio Pau d’Água, vizinha à Ecovila.

O que é Agrofloresta Sintrópica?
A Agrofloresta Sintrópica (ou Agricultura Sintrópica) é um conjunto de princípios e técnicas que integram em uma mesma área, a produção de hortaliças, frutas e madeira nobre. A Agrofloresta Sintrópica é a prova da generosidade da terra, pois é capaz de curar um solo degradado, praticamente sem vida, e transformá-lo em uma floresta que produz alimentos de forma eficiente e otimizada.
Quem é Bento Cruz

O permacultor Bento Cruz é discípulo de mestre Tupinambá, permacultor indígena, pioneiro em Agro floresta ao lado do suíço Ernst Gotsch. Ele tem percorrido o Brasil, auxiliando as pessoas que querem deixar as cidades para morar de forma sustentável na roça, produzindo e vendendo alimentos sem agrotóxicos. A Agrofloresta é um dos caminhos mais viáveis, pois começa a produzir alimentos já no segundo mês.
Inscrições

Curso de Agrofloresta Sintrópica com foco em Jardins Comestíveis
22 e 23 de junho, de 8h de sábado até 13h de domingo
Valores (inclui todas as refeições)
330 sem hospedagem
350 camping
380 alojamento Sítio Pau d’Água
430 quarto ecovila clareando

Inscrições: cursos@kaminaricomunicacao.com.br
Whatsapp: 11-97130-3335
Eventbrite: https://agrofloresta8.eventbrite.com.br