terça-feira, 14 de agosto de 2018

Utilidade Pública: Como lidar com lixo domiciliar especial!


O descarte correto do lixo domiciliar é um debate que já está presente na sociedade, por mais que ainda falte muito até que esta se torne uma preocupação efetiva nos lares do País. Todo tipo de lixo tem seu destino adequado, e é responsabilidade da população separá-los e descartá-los da maneira correta.

O lixo domiciliar especial é formado por todos os resíduos que podem ser considerados ainda mais perigosos para o meio ambiente e para a saúde pública — como pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes e embalagens de veneno e de agrotóxicos. Na maioria das vezes, o que classifica um lixo como especial é a presença de metais como chumbo, mercúrio e cádmio, mas há uma visão mais ampla que pode definir o que é especial, com base nos efeitos ambientais.

Alguns itens eletrônicos e medicamentos vencidos também se encaixam nesta definição, mesmo que não apresentem os metais citados. Embora não exista risco de radioatividade, existem vários outros riscos públicos envolvidos.

O descarte adequado do lixo domiciliar especial é importante para evitar a contaminação do solo e da água. Quando todo o lixo vai junto para o aterro sanitário, muito pouco é identificado e separado no processo, uma vez que é quase impossível fazer isso em meio às toneladas de lixo que os aterros recebem todos os dias.
Como fazer o descarte correto de lixo especial?

Pilhas e baterias
Esse é o lixo especial mais comum dentro das casas. O consumidor pode, depois de separá-lo, procurar por aterros especiais nos arredores e iniciar a coleta seletiva — ou pode devolver esses materiais para o fabricante. O descarte normalmente já é de responsabilidade do fabricante, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), então ele não poderá negar o retorno.

Embalagens de agrotóxicos e venenos
Antes de separar essas embalagens, é preciso seguir alguns passos. No caso dos agrotóxicos, é necessário lavar com água limpa, de maneira simples, mais ou menos três vezes. Isso vai retirar um pouco do excesso de químicos que ficou lá dentro. Em seguida, inutilize as embalagens, cortando o fundo. Depois é só devolvê-las à loja ou seguir as indicações do revendedor sobre o local que as recebe.

No caso do descarte correto de embalagens aerossóis contendo venenos domésticos, em hipótese alguma fure ou corte as latas, e nem precisa se preocupar em lavá-las: você só precisa confirmar que ela está vazia e separar os pedaços de plástico (como a tampa) para a coleta seletiva.

Outros tipos de lixo especial
Outros lixos especiais também possuem seus postos de coleta. Medicamentos vencidos, por exemplo, podem ser descartados em pontos diversos, como farmácias, UBS e até mercados. O lixo eletrônico pode ser descartado em pontos de coleta variados, desde os disponibilizados pela prefeitura até alguns de empresas privadas.