segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Reformando a piscina!

Quer turbinar o visual da piscina? 



Outono e inverno – quando há menos chuva e o volume de vendas do segmento é menor – são as melhores épocas para iniciar a reforma da piscina. Ganha-se em atendimento, preço, entre outras vantagens. Mas o fim de ano, ou seja, agora, é quando precisamos nos programar para a obra.
Qualquer plano começa com a consulta a um especialista, mesmo quando se trata de um reparo simples, como trocar azulejos. Uma piscina linda e bem-feita valoriza o imóvel em até 30%.

Confira a seguir os detalhes da obra segundo cada tipo de piscina!

De concreto ou alvenaria
Pouco sobrou da antiga piscina, que se transformou neste templo de lazer. Com 84 m², a nova caixa de concreto revestida de pastilhas de porcelana reúne área de convívio, prainha, spa e raia.
Modelos construídos assim podem passar por diferentes tipos de repaginação. É possível desde renovar o rejunte ou trocar um azulejo quebrado até mudar o formato do tanque, fazer um deck ou adicionar outras atrações.
Um revestimento solto no fundo não exigirá o esvaziamento da piscina, basta usar argamassas e rejuntes subaquáticos oferecidos por empresas como Sika e Bautech, entre outras.
Mas um cuidado essencial é evidenciado pelos especialistas. Se for necessário substituir todo o acabamento, também será preciso refazer a impermeabilização.


De vinil


O casarão que abrigou a mostra CASA COR Franca, no interior paulista, ganhou uma raia (3 x 12 m) feita de placas de polímero (plástico) e revestida de vinil. A estampa, patenteada pela Artvinil e fabricada pela Cipatex, foi inspirada nas pedras da Indonésia. 
O bolsão desse material, que cobre tanques pré-moldados, de concreto armado ou alvenaria, funciona como a roupa da piscina. Sua durabilidade legal é de três anos, mas chega a dez anos caso seja bem colocado e cuidado”.
Em caso de reforma, cabe a um especialista verificar o problema e indicar a solução. Pequenos cortes ou furos podem ser reparados sem esvaziar o volume. Quando são maiores, não recomendamos emendas, mas, sim, trocar o vinil.
Antes de instalar o novo bolsão, recomenda-se higienizar a alvenaria, para eliminar fungos e algas, e aplicar uma solução à base de cloro (sempre sob a orientação de um técnico).


De fibra


O exemplar de fibra de vidro revestido de pastilhas de porcelana, ficou pronto em três dias.
Com camadas de fibra de vidro, resina e gel coat, os modelos desse gênero são famosos pela agilidade: a instalação de um tanque de 3 x 6 m e 1,40 m de profundidade fica pronta em até sete dias.
Se a colocação e a manutenção forem corretas – com atenção aos produtos usados na água, a durabilidade vai além da garantia de 15 anos.
Existem casos em que é viável restaurar a fibra e fazer uma nova pintura. Dá para resolver trincas, rachaduras, polir a superfície desbotada ou reaplicar o gel.

Atualmente, já se cobre a superfície com outros acabamentos, como azulejos e pastilhas, com resultado idêntico ao das piscinas tradicionais.