terça-feira, 3 de novembro de 2015

CUIDADOS NA HORA DE DECIDIR PELA REFORMA DO IMÓVEL

A arquiteta Thelma Ferreira dá dicas sobre os vários aspectos que devem ser observados antes de iniciar uma obra de reforma ou até de optar pela demolição do imóvel.

O que considerar na hora de reformar um imóvel? A reforma é mais adequada ou é melhor demolir e construir de novo? Estas são questões frequentes com a qual muitas pessoas se deparam ao comprar um imóvel antigo e que necessita de muitos reparos e mudanças para se adequar ao interesse e perfil do proprietário. A decisão, se não tomada corretamente, pode representar um grande problema, de consequências difíceis de gerenciar e custos acima do previsto.
Thelma Ferreira, sugere, ao comprador sem conhecimento do tema, que leve um profissional especializado para avaliar o imóvel, antes de fechar o negócio, a fim de evitar aborrecimentos e frustrações após a compra do bem. Ainda assim, será necessário definir depois o que fazer para que o imóvel fique no padrão desejado. E aí várias questões devem ser analisadas. Veja as dicas da arquiteta sobre o que considerar na hora de reformar um imóvel:


Apartamentos: novas normas requerem atenção
É preciso atenção quando pensar que só “uma reforminha” resolve o assunto. Atualmente, para reformas em apartamentos, é necessário um profissional que se responsabilize pela obra e entregar toda a documentação da reforma para o(a) síndico(a) do prédio. Isso inclui: projetos de arquitetura (quando houver modificações de paredes), elétrica e hidráulica (quando houver modificações de pontos de elétrica e hidráulica), memoriais descritivos e dos documentos de responsabilidade pela obra, seja o RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) emitido por arquitetos, ou a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) emitida por engenheiros. Sem essa documentação, é grande a probabilidade de que o condomínio não autorize a obra ou até embargue a mesma.


Imóveis de rua (casas e lojas): reformar ou demolir
Dependendo do estado do imóvel e do projeto que se quer implantar, é recomendável avaliar se é melhor reformar ou demolir o imóvel e construir outro novo. Para isso, é importante considerar os seguintes pontos:

· Analisar todos os projetos existentes e observar o histórico das obras já realizadas, para que se tenha uma real ideia da condição do imóvel;

· Observar a estrutura de sustentação existente, ou seja, pilares, vigas e lajes que podem ser modificadas, com a análise e o parecer de um engenheiro de estruturas, para avaliar se a reforma atenderá o objetivo ou se é mais adequada uma nova construção;

· Derrubar paredes, trocar telhados e fazer alterações estruturais na planta original, na fundação e alvenaria pode não compensar, dependendo do projeto que se quer implantar. Por isso, é preciso avaliar o custo da reforma em comparação ao de uma nova construção, com um orçamento bem detalhado;

· As alterações devem estar de acordo com a legislação atual de construções. Em determinados casos, por exemplo, o imóvel está localizado no limite da frente do lote, o que era permitido anteriormente, mas não é hoje. Então, para que continue em situação regular, é preciso que se mantenha essa parede frontal, com todas as suas características.

· Em caso de demolição total do imóvel, a nova construção deve obedecer à legislação atual, que em determinados casos exige recuos frontais que podem ser de 4 metros ou mais. Além disso, é necessário cumprir todos os demais itens exigidos para a construção do imóvel, como recuos laterais, recuo de fundo, área permeável, taxa de ocupação do terreno, área máxima construída, entre outros. Mais uma vez aqui é aconselhável a contratação de um arquiteto ou engenheiro, para saber exatamente o que é necessário para atender à legislação sobre aquele determinado imóvel.

Recomendações para todos os tipos de imóveis
Em caso de reforma, é importante conferir se as plantas existentes estão de acordo com a realidade construída (o que nem sempre acontece). Com isso, é possível evitar as “surpresas” que podem acontecer durante uma reforma, e que acabam encarecendo o preço inicial da obra. Outras dicas são:

· Ter projetos e planejamento na execução é fundamental, pois a falta deles sempre encarece uma obra, seja ela reforma ou construção. Com todos esses elementos bem executados e planejados, a possibilidade de erros ou modificações acontecerem durante a execução da obra fica bastante reduzida;

· A troca da parte hidráulica e elétrica de um imóvel antigo é sempre recomendável, e é melhor fazê-la durante a reforma, e não deixá-la para “mais tarde”, porque, depois da reforma concluída, poderá ser necessário quebrar todo o trabalho executado, gerando custos adicionais;

· Em caso de reformas parciais, quando se resolve mudar uma determinada parte do imóvel, por considerar que o resto está bom, é necessário estudar e avaliar bem a reforma parcial, para que a parte reformada do imóvel não destoe da parte não reformada, e depois seja necessário realizar uma grande reforma, com um custo e prazo de obra muito acima do desejado. Mais uma vez, a contratação de um arquiteto ou um engenheiro é fundamental para o auxílio das decisões que serão tomadas;

· Em relação aos custos, revistas especializadas apresentam os custos de todos os itens necessários para uma reforma e construção, assim como o da mão de obra. Esses custos variam de acordo com a região e o padrão dos acabamentos escolhidos. Portanto, a pesquisa de preços de materiais é a melhor dica para quem vai construir ou reformar, porque sempre existem promoções que podem representar uma grande economia na obra.
 
(Thelma Ferreira - Arquiteta,
Tel.: 55 71 99985 1814 / WhatsApp: 55 71 99297 9014)