terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

IDÉIAS ECOLÓGICAS PARA CASA

A marca italiana "Valcucine" lançou uma linha de cozinha 100% reciclável, é a "renaissance". O objetivo é a desmaterialização total dos componentes do sistema após seu uso.
Zero em formação de aldeídos durante a produção, as madeiras empregadas não são de florestas primárias, as gavetas e prateleiras são de vidro. 


É do escritório paulista de arquitetura e design SuperLimão a cadeira com apenas duas curvas, que é feita de papelão prensado e PVC expandido. Valor R$ 3.500,00.



Abajour feito com dez garrafas PET e papelão reciclado, criação da designer britânica Sarah Turner. Recortou o fundo das embalagens e dobrou as tiras para trás, deixando o plástico num formato parecido com o de uma flor. No centro, a lâmpada ilumina a peça inteira. Parte interna da base construída com papelão. Valor 280 libras.



Criação da empresa Ecosystems que reformulou a sua mesa Bada e a transformou em um movél multifuncional muito interessante para quem tem pouco espaço, é o sofá/mesa, feito em madeira certificada FSC. Com um mecanismo a mesa comum se transforma em um sofá de dois lugares.


Os artistas responsáveis pela criação da mesa são do "Artists for Humanity", organização que ajuda a desenvolver novos talentos que pensem verde. A mesa é feita de materiais impressos variados, como flyers, revistas, folders, que provavelmente iriam para o lixo sem nenhum reaproveitamento. Valor 550 dólares.



A designer Margaret Dorfman criou tigelas feitas com vegetais frescos,  conservados, apertados, secos, envelhecidos e moldados até ficarem com esta aparência fina e translúcida (a da foto acima, foi feita com cenoura). Uma tigela leva 10 dias para ficar pronta e deve ser mantida longe da luz direta do sol e da umidade para não perder a sua beleza. Basta enfeitar com frutas, colocar chaves e etc...


Bicicleta é um transporte não-poluente, mas quando descartada, pode se tornar num empecilho para o meio ambiente. A reutilização de câmeras de ar e pneus de bicicletas para a produção de um ecológico tapete é a solução encontrada pela empresa Nani Marquina. Pena que seja tão caro US$1.200,00.




Sobras de material das fábricas de chinelos vão para o lixo ou para o incinerador, então uma fábrica das Filipinas resolveu dar um fim ecológico para as tiras e solas – transformou tudo em capachos coloridos.



Conjunto com quatro disquetes e um case para guardá-los, é o descanso de copos coloridos que homenageiam os disquetes (em 17 cores). É a Etsy que está vendendo, eles são feitos de feltro EcoSpun, um tecido feito com garrafas plásticas recicladas. O interior é um CD de verdade, já usado, para deixar o descanso de copos mais durável. O produto é lavável e deve ser secado naturalmente. Valor 28 dólares. http://www.etsy.com/view_listing.php?ref=vt_related_1&listing_id=19199453

Pesquisa feita na internet.