sábado, 20 de fevereiro de 2010

ARQUITETANDO COM THELMA - PERGUNTAS E RESPOSTAS - PIANO NA DECORAÇÃO

PERGUNTA POR E-MAIL DE GEORGINA ALENCAR:
" - Toco piano desde pequena e gostaria de ver algumas dicas para inserir decorativamente meu instrumento no ambiente em que vivo. Beijos e bye - "

RESPOSTA:
" - Quando eu era pequena tocava acordeon, tinha uma "veronese" lilás de 120 baixos, depois passei para teclado, que até hoje tenho em casa. Para quem toca piano, acho que o importante é valorizar o instrumento, e os concertos que você faz, mesmo que só você seja a ouvinte, então o importante é:
                     
A Acústica: quanto mais tecido e objetos na parede, melhor. Observe também o teto, que deve ser rebaixado. Sabia que vaso de barro é um bom absorvente acústico? Use-o (aproveite para colocar flores dentro dele e assim terá também um belo visual no ambiente). Use também quadros "óleo sobre tela" na decoração das paredes, também por razões acústicas. Deixe que o som flua sem propagar reverberação.

Se a sala, quarto, escritório ou sala for amplo, use um biombo de madeira e tecido (excelente para absorção acústica). Posicione-o de forma que não obstrua a visão de quem for lhe ver tocar.

Use um tapete sob o piano e o banquinho do pianista, dá conforto, também ajuda na acústica e serve para ser um divisor de ambiente.

Não use espelho próximo ao piano, ele distrai a atenção e não é bom absorvente acústico, mas se você é uma pessoa focada, ele amplia os aespaços.

A Iluminação: spots sobre o piano para iluminar bem as teclas (nem à frente, nem atrás).
                     
Se seu espaço é parecido com esse, retire a escrivaninha e coloque o piano, afinal dá para usar apenas a bancada lateral para trabalhar, escrever e usar a internet.







Pesquisa feita na internet.