sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Arquitetando comThelma - Ideias para decorar o corredor

Fórmulas das mais simples às mais elaboradas para deixar o ambiente de transição cheio de charme.
Na hora de decorar a casa, muitos deixam o corredor por último - ou, às vezes, até mesmo se esquecem dele. Mas é preciso lembrar que se trata de um ambiente de transição e, por isso, acaba sendo frequentado mais do que se imagina. Sem ele, não adianta ter um quarto perfeitamente arranjado ou uma sala impecável: no fim, é o conjunto da obra que irá transformar a decoração de uma casa em algo memorável ou aconchegante.
Como se trata de um cômodo estreito, é preciso se atentar para a passagem: móveis e objetos não podem ser largos ou grandes demais. Mas o fato do corredor ser um ambiente de passagem também traz várias vantagens na hora de orquestrá-lo: como o tempo que se passa nele é curto, é possível soltar a imaginação sem ter medo de que ele se torne cansativo.
Abaixo, ideias, das mais light até as mais ousadas, para transformar o corredor do seu lar em um espaço funcional, charmoso e cheio de personalidade!

Fórmula clássica
Neste corredor charmoso com piso de madeira e teto alto em abóbadas, não houve muita dificuldade ao decorá-lo graças à sua largura. Entretanto, os itens eleitos para ele podem ser considerados como "o pacote básico" para este cômodo: quadros e porta-retratos, um aparador com livros, luminárias de piso e, para dar mais vida, várias folhagens.


Efeito monocromático em preto e branco
Neste corredor criado pelo estúdio britânico Spring and Mercer, o cinza foi eleito como aposta certeira e atemporal. O resultado é chic e, apesar de clean, traz o efeito dramático de ambientes monocromáticos. O espelho redondo e a banqueta adicionam vida.


Como em uma caixa colorida
O efeito monocromático se torna ainda mais poderoso quando, em vez de um tom neutro, surge um bem saturado. É o caso deste corredor, parte de uma casa em Barcelona criada pelo escritório Colombo e Serboli. Aqui, o azul toma conta das paredes, do teto, das portas dos armários e dos ambientes, criando uma caixa colorida. O efeito dramático se dá quando uma delas é aberta e a visão dos quartos, todos brancos, se faz presente.


Estampas e acessórios poderosos
Ainda na linha monocromática, este corredor criado pelo o estúdio francês Double G dá mais um passo em direção à ousadia: em vez de apostar apenas em superfícies lisas, o papel de aprede entra em cena e adiciona desenhos geométricos, mas sem quebrar a profusão de azuis. O pendente espelhado de Tom Dixon deixa tudo ainda mais divertido.


Papel de parede de impacto
Lilly Rose, do site Planete-Deco, quebrou a soberania branca de sua decoração escandinava ao adicionar, no corredor, um papel de parede botânico. Simples, chic e inesquecível!


Fundo escuro e obras de arte
No loft nova-iorquino do empresário paulistano Houssein Jarouche, o corredor foi todo pintado de cinza para servir como pano de fundo para sua coleção de obras de arte. O tom mais escuro dá protagonismo às peças enquanto traz certo ar de aconchego.


Paredes e móveis negros
Na casa da polonesa Pati Robins, o mesmo efeito é alcançado, porém com maior intensidade: a parede foi pintada de preto, assim como os móveis, enquanto alguns objetos com tons vibrantes adicionam drama e humor ao mesmo tempo.


Armários funcionais e decorativos
Se armários são tidos apenas como elementos funcionais em uma casa, este projeto de Patricia Martinez, parte de um especial de corredores cheios de bossa, mostra que eles também podem ser ultra decorativos. Módulos irregulares, em dois tons de azul, criam uma padronagem geométrica que é linda de se ver.


Móveis estreitos para aproveitar o espaço
Além de trazer o mix certeiro de preto, amarelo e branco, este corredor mostra que, mesmo em espaços pequenos, é possível conciliar estética e funcionalidade. Um armário estreito, juntamente com um espelho de piso, divide espaço com quadros, penduradores e objetos decorativos.


Um tapete colorido faz toda a diferença
Neste projeto criado pela Alex Fulton Design, paredes cinza, tanto no corredor quanto nos cômodos adjacentes, ganham um splash de cor ao receberem a companhia de um tapete rosa, amarelo e azul. Aqui é possível ver como um item colorido é capaz de revolucionar a decoração de um espaço! Ou seja: é possível ter uma casa bela mesmo com táticas fáceis!

Fonte: https://casavogue.globo.com/