segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Zaha Hadid Architects modela o sinuoso chapéu H-Line no projeto 520 West 28th


Zaha Hadid Architects traduziu as formas de seus condomínios recém-inaugurados ao lado da High Line de Nova York em um design de chapelaria azul e branco , para uma festa "com tema de chapéu" no parque elevado.
O diretor da Zaha Hadid Architects (ZHA), Patrik Schumacher, liderou a equipe no projeto do chapéu H-Line. Ele foi usado durante um desfile de moda em um evento de angariação de fundos para o imensamente popular parque High Line, que aconteceu em  junho de 2018. Todos na festa usavam um tipo de equipamento de cabeça.


O chapéu da ZHA é inspirado no edifício residencial 520 West 28th da empresa, construído ao lado do parque elevado no badalado bairro de Chelsea (Nova York).
Curvando-se no topo para formar um pico e, em seguida, mergulhando na parte de trás em um ponto, o chapéu segue as formas sinuosas encontradas em suas fachadas. Perfurações finas e diagonais perfuram o headwear de nylon impresso em 3D, espelhando as estruturas metálicas curvadas da janela do edifício.


"As divisas fluidas da fachada do 520 West 28th tecem o edifício, transmitindo seus níveis divididos e demarcando cada residência", disse a ZHA em um comunicado. "O chapéu H-Line ecoa essas divisas, tecendo em torno do usuário com formas abertas e fechadas."

O arnês é semelhante a uma coleção de chapéus impressos em 3D criados pela laminadora Gabriela Ligenza. Mas o ZHA acrescentou cor, com um aro azul que se mistura ao branco no centro.


Amigos da linha High, sem fins lucrativos, organizaram o High Line Party como parte de sua missão de levantar 98% do orçamento anual para a manutenção do parque.

Além de manter a passarela pública, a Friends of the High Line estava entre as que originalmente fizeram campanha para transformar a linha de trem abandonada no parque. O estúdio de arquitetura Diller Scofidio + Renfro e a empresa de arquitetura paisagística James Corner Field Operations concluíram o projeto.


Desde que a High Line foi inaugurada em 2009, houve um boom de construção na área circundante que permanece em andamento. 520 West 28 terminou no início deste ano como parte desta onda.
A estrutura de 11 andares inclui 39 residências privadas e uma variedade de comodidades de luxo , como uma piscina skylit, um teatro IMAX esticado e um ginásio brilhante. É também o único edifício em Nova York projetado pelo falecido fundador da ZHA, a arquiteta iraquiana Zaha Hadid .
Também ao longo do parque, a BIG está construindo um par de torres sinuosas , o Studio Gang está construindo a torre de vidro que é "esculpida pelos ângulos do sol" , e Thomas Heatherwick propôs prédios para condomínios com janelas abauladas .

Fotografia: Luke Hayes .