quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

PREPARO PARA COLOCAÇÃO DO PAPEL DE PAREDE

Para garantir um bom acabamento e a durabilidade do papel de parede, leia o passo a passo – e os macetes – da colocação:
1. A parede deve estar bem lisa e livre de umidade e pó. Basta aplicar massa corrida (que deve ser lixada após a secagem) e uma demão de tinta látex;

2. É preciso preparar o revestimento sempre em quantidade maior do que o necessário. As tiras são medidas e cortadas considerando a medida do pé-direito e mais 20 cm (para deixar sobras de 10 cm junto ao teto e 10 cm na parte inferior).

3. Revestimentos sem adesivo pedem cola no verso e na parede. Colas adequadas: vinílica branca para vinílicos; em pó transparente diluída em água para palha, seda, border e papel comum; e de contato, para as bordas, no caso de sisal ou bambu, que devem receber cola branca Cascorex Extra ou vinílica branca na parte do meio;

4. Aplica-se o papel de início pelo teto, orientando-se por marcações feitas a lápis, na vertical, com a ajuda de um prumo. A superfície é alisada com uma escova macia. Dependendo do material, podem formar-se bolhas de ar. Basta um furinho com agulha para resolver o problema. Para finalizar, as sobras de 10 cm são cortadas com um estilete e as bordas, alisadas novamente.

5. Cinco horas é o tempo médio de aplicação em um ambiente de 3 x 4 m (média para dormitórios), desde que a parede já esteja preparada. O preparo da superfície, aliás, é de responsabilidade do dono da casa em caso de contratação de um profissional.

DICA: Aconselha-se convocar profissionais para a aplicação nos casos de superfícies maiores e de revestimentos mais delicados. A palha, por exemplo, exige uma técnica apurada para a colocação, pois mancha facilmente.