quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Ponte de concreto protendido mais longa do mundo próximo de ser concluída no Canal do Panamá


O Canal do Panamá deve celebrar em breve outro marco em sua longa história, com a conclusão iminente daquela que será a estrutura de concreto protendido mais longa do mundo. Com 530 metros de extensão, a Ponte Atlântica conectará as duas margens da entrada do Oceano Atlântico, quando for inaugurada em 2019.

A construção da ponte começou em 2013, em um esforço para conectar o porto de Colon às comunidades a oeste do Canal. A ponte foi projetada pela China Communication Construction Company, formada por HPDI e Louis Berger Group.

©
Dada a sua posição na entrada do Atlântico para uma das rotas marítimas mais cruciais do mundo, o vão da ponte tem 75 metros de altura para permitir a passagem de grandes navios de carga. Acima, uma via de quatro pistas para automóveis, pedestres e bicicletas será suspensa por cabos ancorados em dois grandes pilares de 212 metros de altura. 


A ponte foi construída com concreto armado, em vez de aço que é o material mais comumente utilizado em pontes modernas dessa escala. A escolha se deve à resiliência do material ao ambiente altamente corrosivo da região.

Quando concluída, a Ponte Atlântica será a terceira ponte sobre o Canal do Panamá, depois da Ponte das Américas e da Ponte Centenária, ambas localizadas na porção do Pacífico.