quinta-feira, 20 de setembro de 2018

CURSO DE ARQUITETURA MODERNA EM SÃO PAULO

CURSO DE ARQUITETURA MODERNA EM SÃO PAULO
(Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas, Lina Bo Bardi e Paulo Mendes da Rocha)

PROFESSOR: GABRIEL KOGAN
2, 3, 4, 5 e 6 DE OUTUBRO DE 2018 (DAS 14h AS 18h30)
INSCRIÇÕES ATÉ 01/10/2018 NO SITE: 
OUTRAS INFORMAÇÕES: CURSOSDOCENTRO@GMAIL.COM

DESCRIÇÃO
História da Arquitetura: curso sobre a obra de quatro arquitetos brasileiros – Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas, Lina Bo Bardi e Paulo Mendes da Rocha – com foco em suas produções em São Paulo. A arquitetura será discutida a partir da dimensão teórica e dos usos contemporâneos. Quatro visitas guiadas a prédios paradigmáticos – obras-chaves do modernismo em São Paulo – complementam as aulas expositivas. As aulas teóricas debaterão o contexto histórico dos projetos e arquitetos e as visitas comentadas serão oportunidades para experienciar os espaços e observar detalhes da construção no próprio local.

LOCAL E DATA
Auditório da Livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509 | Metrô Brigadeiro) São Paulo . SP

LOCOMOÇÃO
Para esse curso, teremos ônibus fretado para todas as visitas.

CERTIFICADO
Com nome e RG de cada aluno + especificações do curso (carga horária de 20 horas, título, professor) e assinatura dos diretores

PÚBLICO ALVO
Arquitetos, estudantes de arquitetura e interessados no assunto de outras áreas (como história e artes).

NÚMERO DE VAGAS
40 vagas, inscrições até dia 01/10/2018 (devido a grande procura no primeiro semestre, a cota de bolsas disponíveis para 2018 já foi atingida).

VALOR DO CURSO
R$535,00 + taxa 10% (site de inscrição); inclui os deslocamentos para as visitas.

CONTATO . LISTA DE ESPERA . BOLSAS . OUTRAS INFORMAÇÕES
Rodrigo Villela & Gabriel Kogan | cursosdocentro@gmail.com

CRONOGRAMA
2 de Outubro (Terça-Feira)
14h00 às 18h30
Apresentação do curso, instruções gerais e introdução crítica-histórica sobre a arquitetura moderna no Brasil e, em particular, em São Paulo. Origens históricas; bases teóricas e relações com o modernismo internacional e as artes.

3 de Outubro (Quarta-Feira)
14h00 às 16h00
Oscar Niemeyer
A importância histórica de Oscar para a arquitetura moderna. O Congresso Nacional (Brasília) e a Casa Rothschild (Israel) servirão como exemplo de seu processo de trabalho. Será comparada também a metodologia de criação nessas obras com a produção do arquiteto em São Paulo, em especial o Parque Ibirapuera e o Edifício Copan.
16h00 às 18h30
Oscar Niemeyer
Visita guiada a Oca e Ibirapuera, obra de Oscar Niemeyer

4 de Outubro (Quinta-Feira)
14h00 às 16h00
Vilanova Artigas
Aula sobre o percursor da Escola Paulista, compreendendo a história das principais obras do arquiteto, como a FAU-USP e o Edifício Louveira. Serão analisados também o significado as proposições acadêmicas do arquiteto e sua relação com a política nacional.
16h00 às 18h30
Visita à FAU, projetada por Vilanova Artigas

5 de Outubro (Sexta-Feira) 
14h00 às 16h00
Lina Bo Bardi
A aula explorará os processos de projeto da arquiteta, focando nas suas estratégias de antecipar possíveis futuros usos dos espaços para criar situação e atmosferas na arquitetura. A história do SESC Pompeia e a do MASP serão exploradas em detalhes.
16h00 às 18h30
Paulo Mendes da Rocha
Principais conceitos que permeiam a obra de Paulo Mendes da Rocha, desde das proposições radicais de sua arquitetura residencial até a relação de seu pensamento sobre a natureza.

6 de Outubro (Sábado)
14h00 às 16h00
Lina Bo Bardi
Visita guiada ao SESC Pompeia, projetado por Lina Bo Bardi.
16h00 às 18h30
Visita guiada ao MuBE, projetado por Paulo Mendes da Rocha

PROFESSOR
GABRIEL KOGAN . Arquiteto e editor, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) em 2009. Palestrante convidado da Politécnico de Milão (POLIMI, câmpus de Mantova) e Escola da Cidade, oferece cursos livres no MASP (2016) e no MuBE (2017 & 2018). Foi colaborador da Folha de S.Paulo, Revista Bamboo, AU e as japonesas A+U e GA House. Em 2013, apresentou mestrado no UNESCO-IHE nos Países Baixos. Entre 2007 e 2015, trabalhou no escritório de arquitetura Studio MK27. Participou no anteprojeto do Museu de Minas e Metal de Paulo Mendes da Rocha em 2006 e da organização do Arte/Cidade de Nelson Brissac em 2005. Em 2015, fundou o instituto CENTRO Pesquisas Urbanas e edita a Revista Centro. Membro permanente da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e juri do prêmio anual da instituição.

POLÍTICA DE CANCELAMENTO
Caso requisitado pelo(a) inscrito(a), será feita restituição integral do valor se o pedido de cancelamento for feito em até 10 dias após a compra. Após os 10 dias, não será feita devolução. A inscrição é intransferível.