quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Organizando a geladeira!

Você sabe como organizar a geladeira? Mantê-la limpa é uma questão de saúde, para ver alimentos vencidos e que ficam ruins para o consumo. Arrumando a geladeira se mantem tudo fresco e evita o desperdício. Esse eletrodoméstico possui setores próprios, porém se pode otimizar a ordenação de acordo com as opções que mais consome. Mantenha sempre limpa, coloque tudo em seu devido lugar. 


Para começar, você deve esvaziá-la completamente.
Tire o aparelho da tomada. 
Enquanto descongela, verifique todos os alimentos; 
Veja como está cada opção, olhndo à data de validade e o aspecto de cada uma delas; 
Descarte tudo aquilo que não serve mais. 
Os alimentos bons devem ser guardados em um isopor ou bolsa térmica durante o período de limpeza; 
Com a geladeira vazia, retire os compartimentos – gavetas, divisórias, prateleiras, etc; 
Lave tudo com água e sabão neutro, esfregando bem para tirar qualquer resquício de sujeira; 
Use uma esponja e um pano úmido para limpar toda a área interna da geladeira; 
Se o aparelho não for frost free, evite tirar o gelo com aparatos pontiagudos, como facas, colheres ou similares. Espere até que descongele naturalmente; 
Para retirar o odor ruim, use uma solução de água + bicarbonato de sódio. Use o pano para passar em todas as partes, até deixar a geladeira bem limpa; 
Com tudo feito e o aparelho seco, você pode ligá-lo novamente; 
A partir daí, comece a guardar os alimentos em cada local específico.


Guardando os alimentos corretamente:
♦ Gaveta inferior: é a parte que fica embaixo e que recebe menos refrigeração, por isso deve abrigar frutas, legumes e verduras – que não suportam temperaturas muito baixas. As frutas podem ficar soltas, as outras opções devem estar em sacolas plásticas para uma boa durabilidade. 
♦ Gaveta superior: é aquela mais próxima do congelador. Mantenha carnes e outros alimentos que deseja descongelar e rotineiramente coloque embutidos. 
♦ Congelador: armazene alimentos que podem ser congelados, como carnes, comidas que serão consumidas em longo prazo, sorvetes, entre outras opções. Para facilitar a organização, faça uma boa separação, guardando em potes ou plásticos etiquetados. 
♦ Porta: é a parte onde ocorre a maior variação de temperatura devido ao abre e fecha da geladeira. Aqui você pode guardar temperos, bebidas e conservas. 
♦ Prateleiras: aqui ficam as opções que são consumidas com frequência, como sobras e pratos prontos. Distribua em potes de plástico ou vidro para facilitar a ordenação. Na parte mais alta, armazene leite e outras bebidas, já na parte de baixo podem ficar os ovos – sim, eles devem ficar nessa parte, e não na porta como muita gente pensa.


♦ A melhor maneira de organizar a geladeira é usar potes funcionais para guardar alimentos. Assim, eles não ficam soltos no local e você ainda otimiza o espaço. Guarde em recipientes transparentes, sobretudo os perecíveis, molhos, cremes e frutas. 
♦ Verduras, legumes e frutas não devem ser lavados antes do armazenamento. Você só deve fazer isso antes do consumo. Caso contrário, eles irão se deteriorar mais rápido. 
♦ Ovos não devem ficar na porta da geladeira: a oscilação de temperatura devido ao abre e fecha da geladeira é ruim para esses alimentos, que devem ficar na caixa original de papelão, dispostos nas prateleiras centrais. Assim, se conservam por muito tempo, sem problemas. 
♦ Olhe sempre à data de validade dos produtos. Sempre que fizer uma nova compra, guarde os produtos na parte de trás, deixando os antigos na frente para que sejam consumidos primeiros. 


♦ Nunca guarde latas abertas. Com a baixa temperatura, esse material pode enferrujar rapidamente. Coloque o alimento em um pote transparente, de preferência etiquetado. 
♦ Evite colocar recipientes com panos ou papéis na geladeira. Eles impedem a circulação de ar e elevam os gastos com energia elétrica. 
♦ A limpeza deve ser periódica. Se você precisa saber corretamente como organizar a geladeira, comece fazendo uma faxina geral no aparelho.
♦ Evite misturar as coisas, esse hábito é o que mais contribui para a desordenação na geladeira. Coloque cada alimento em seu lugar, com essa rotina tudo fica sempre organizado. Além de trabalhar essa ação, eduque as pessoas que moram com você também, com o tempo todos aprendem e tudo fica bem equilibrado. 
♦ Alguns alimentos, como carnes e peixes, precisam sempre de atenção especial. Guarde sempre em um pote visível e fique de olho na data de validade para que não exalem cheiro e estraguem. Se não for congelar, o ideal é consumir em até dois dias – dependendo da opção. Quando for descongelar, coloque na gaveta superior com um pote por baixo para que não goteje sangue e água nos alimentos que estão nas prateleiras de baixo. 
♦ Manteiga, queijos e laticínios devem ficar fechados. A umidade e a circulação de ar acabam deixando esses alimentos rançosos e até impróprios para o consumo.


♦ Sucos naturais precisam de mais refrigeração, ao contrário dos industrializados. Portanto, deixe sempre na prateleira mais alta e consuma o quanto antes. Como eles não têm conservantes, podem ficar com gosto e aparência ruim. Já água e refrigerantes podem ficar na porta sem problemas. 
♦ A regra do suco natural é a mesma para o leite. Mantenha sempre o mais resfriado possível para que não perca suas propriedades e não estrague. Por isso, nunca deixe na porta da geladeira.


♦ Não deixe as verduras soltas na gaveta. Coloque em um saco plástico – não precisa amarrar totalmente – e olhe seu aspecto. Lave apenas na hora de consumir. 
♦ Alimentos embutidos, como salame e calabresa, por exemplo, possuem alta quantidade de conservantes. Dispensam muita refrigeração. Deixe nas prateleiras mais baixas da geladeira, mas fique sempre atento em sua data de consumo após abertos. 


♦ Pelo menos uma vez por semana, verifique como está sua geladeira, se há excessos ou opções que não serão mais consumidas. Observe com frequência, assim você aprende como organizar a geladeira e a mantém sempre ordenada.


Não precisa deixar a geladeira lotada, hábito é péssimo. Estabeleça um cronograma adequado de compras para garantir a leveza em todos os compartimentos. Uma geladeira cheia parece linda nas fotos, na real não é bem assim que deve permanecer. 


Esses alimentos não devem ser armazenados na geladeira: tomate, café, mel, batata, óleo, azeite, alho, cebola, maçã, pão, melão e melancia (ao menos que estejam cortados e guardados em um pote).