quinta-feira, 2 de agosto de 2018

A Arquitetura no Cinema (Os Incríveis 2)



A animação Os Incríveis 2, em cartaz nos cinemas de todo o Brasil, além da diversão com a aventura da história e efeitos especiais, traz um entretenimento especial para os amantes da arquitetura.
O Designer do longa, Ralph Eggleston, é um aficionado por arquitetura, e, assim como no primeiro filme, os cenários do longa são inspirados em referências arquitetônicas da vida real.


Enganou-se quem achou que Os Incríveis era só uma animação da Pixar, com história sobre super-heróis vivendo uma vida ‘normal’. Para além do roteiro divertido e dos personagens ótimos, Os Incríveis 2 volta com toda a estética arquitetônica vista no primeiro filme. E já estreou batendo recordes nos Estados Unidos: foram U$ 180 milhões, a maior bilheteria de estreia para uma animação na história.


Para quem se apaixonou pela família Pêra no primeiro filme sabe que eles acabaram sem a casa, que mistura elementos de Charles e Ray Eames James e da arquitetura Googie (1940). Portanto, um dos itens principais para que a trama de Os Incríveis 2 se desenvolva é a morada dos protagonistas. E tudo acontece após o magnata Winston Deavor (Bob Odenkirk) convencer Helena Pêra a voltar na luta contra o crime como a Mulher Elástica, enquanto seu marido, Beto, fica em casa cuidando das crianças. 


Ilustração do filme ‘Os Incríveis 2’ e a casa de 1963 de James Evans, em New Canaan, que serviu de referência.


O novo lar vem por consequência, após Deavor deixar uma de suas propriedades nas mãos dos Incríveis. A impressionante construção de pedra surgiu após o diretor Brad Bird direcionar o designer de produção Ralph Eggleston com o desenho de uma seta no papel. A casa de 1963 de James Evans em New Canaan trouxe a estética desejada para os exteriores. O teto parabolóide de Evans inspirou o design do filme. "É como um foguete decolando. Eu pensei: temos que ser grandes e grandiosos - são os Incríveis!", diz ele.

A propriedade de Walter e Leonore Annenberg, em Sunnylands, na Califórnia, projetada por A. Quincy Jones

Palm Springs Tamarisk Ranchos


Sendo Eggleston um aficionado por arquitetura, não foi difícil fazer o desenvolvimento dos cenários para Os Incríveis 2 - sem perder a identidade presente no primeiro longa. Como o filme se passa por volta de 1962, a referência principal veio da icônica propriedade de Walter e Leonore Annenberg, em Sunnylands, na Califórnia, projetada por A. Quincy Jones. Apesar de os quartos da construção serem muito pequenos em relação ao espaço social, existe um propósito de interiores para as pessoas se sentirem mais confortáveis. Na entrada da biblioteca, por exemplo, os visitantes e moradores são recebidos por duas cadeiras e uma mesa lateral, humanizando algo que poderia ser mais frio. 




Contudo, as bordas afiadas da casa, as escadarias flutuantes, os acentos de pedra, as várias piscinas sem revestimento, o design e a construção não foram pensadas para crianças. "Queríamos ter certeza de que era muito claro que aquele lugar não é seguro para os pequenos", comenta Eggleston. "Esta não é uma casa de família." E há uma razão para isso: os Pêra nunca ficam realmente confortáveis ​​morando lá porque a construção foi originalmente pensada para um magnata. Há andares móveis e elevadores secretos. O único toque pessoal é o papel de parede com motivos circenses no quarto de brinquedos de Zezé. "Eles estavam tentando se acostumar com a casa, então o melhor que conseguiram fazer foi colocar um papel de parede lúdico no quarto", explica Eggleston.






A paleta de cores de Os Incríveis 2 está alinhada com os pigmentos terrosos que eram populares entre a metade e o final dos anos 1960, e ainda destacam as vestimentas vermelhas dos super-heróis. Para a localização da casa, Eggleston estava pensando sobre o North Shore de Long Island. "Brad disse que queria que fosse um pouco mais suburbano do que o primeiro filme", ​​diz Eggleston. "Então eu disse: 'Ok, vamos pensar em Great Neck, Nova York'. Queríamos que as estradas fossem mais curvas com mais verde. Eles podem ver seus vizinhos, mas há sempre uma árvore entre eles e a próxima casa.”

O mais divertido foi que a Pixar junto com o site de anúncios imobiliários Zillow fizeram uma ação para divulgar Os Incríveis 2 com uma possibilidade de 'alugar' a morada. 

www.casavogue.com.br