terça-feira, 14 de junho de 2016

Objetos de decoração retro

A palavra retro significa algo que marcou muito uma determinada época, como por exemplo: uma tendência de moda, de beleza, de acessórios, de carros e até mesmo de decoração, e que com o tempo volta a fazer sucesso no mundo moderno.
É difícil falar em objetos de decoração retro sem pensar nos clássicos filmes das décadas de 50 e 60 não é mesmo? Modernizar é a palavra do momento no mundo da arquitetura e decoração das casas. Cada vez mais a funcionalidade e modernidade são levadas mais em consideração que um clássico objeto de decoração. Porém, algumas marcas vêm recriando seus objetos com inspirações nos objetos de decoração de épocas passadas.
Veja algumas dicas a seguir de como misturar os elementos retro com os modernos para compor um ambiente harmonizado.
 
A cozinha é o coração de quase todas as casas e quem gosta de cozinhar sabe que uma cozinha funcional e bem decorada transforma qualquer refeição, mesmo que a mais simples, em um banquete delicioso. Algumas marcas estão recriando eletrodomésticos que unem as duas principais características de um objeto: a beleza e a funcionalidade tecnológica. A geladeira, o frigobar e o fogão são os principais exemplos.
Portanto, para dar um ar vintage à sua cozinha, não é necessário adquirir quinquilharias antigas, as marcas mais novas já trazem o retro como tendência de decoração. Porém se você herdou aquela geladeira linda azul clara da sua bisavó e quer fazer o uso dela, a dica é mandar reformar, mas sempre mantendo as características originais, e dar outra funcionalidade ao objeto. Por exemplo: que tal transformar uma geladeira antiga em um armário? Use a criatividade e inove a sua cozinha.
 
A sala é o ambiente onde a decoração prevalece. Ao contrário da cozinha onde os objetos têm que ser funcionais, nas salas tanto na de receber visitas como na de televisão, podemos abusar dos elementos de decoração retro. Quem não tem um telefone com fio antigo guardado no armário? Pois saiba que um simples objeto pode mudar a decoração da sua sala. A reutilização também vale para esses objetos.
Se você não encontrou um telefone com um toque vintage para comprar, porque não reformar um usado? Uma simples mão de tinta colorida resolve qualquer problema. Além do clássico telefone, os papéis de parede, as almofadas, os sofás, as cadeiras, mesinhas de centro e os porta-retratos são ótimos objetos para dar um ar mais retro à sua decoração. Prefira cores vivas como vermelho, azul e amarelo que remetem a decoração das décadas de 50 e 60.
 
O quarto é o ambiente mais pessoal de toda a casa, existem diversas maneiras de escolher um tema de decoração para ele, tudo depende do gosto e do estilo de cada pessoa. Você pode optar pelos objetos retro para complementar a sua decoração. A penteadeira, por exemplo, é um objeto muito útil que é pouco utilizado hoje em dia e pode fazer a diferença na sua decoração. As almofadas, um bom criado mudo com formas antigas e um papel de parede adequado podem dar um ar clássico e moderno ao ambiente.