segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

VAMOS AO HOTEL PUERTA AMERICA DE MADRI (ESPANHA)

Na nossa próxima viagem à Madri (Espanha) quero ficar hospedada no hotel Puerta America, que com sua volumetria foge aos moldes tradicionais de design de hotéis, a grande inovação está no seu design interno. Nenhum dos 12 pavimentos do hotel segue a mesma idéia, a cada andar o hóspede encontra um novo conceito. Para isso a rede de hotéis Silken procurou grandes arquitetos e designers, como Jean Nouvel, Zaha Hadid e Normam Foster, e ofereceu pelo menos um andar do hotel ou um espaço para que cada um deles colocasse sua marca registrada, sua cultura e a sua forma de entender o mundo por meio da arquitetura e do design, além da fotografia ou da literatura.
Paisagismo ficou por conta de Harriet Bourne e Jonathan Bell, a vegetação muda segundo a estação do ano. A  emprêsa Isometrix Ligthting and Design, de Arnold Chan encarregou-se da iluminação, criando uma atmosfera única em cada ambiente. Projeto da estrutura assinado pelo arquiteto Felipe Sáez de Gordoa (SGA Estúdio) que introduziu as bases dos espaços.

Fachada - Jean Novel
A fachada contém palavras do poema “Liberté” de Paul Éluard são inscritas em varias línguas sobre a fachada do hotel. 
 
Oscar Niemeyer desenhou uma escultura do parque anexo. Trata-se de uma obra em forma de foice que remete às formas poéticas dos seus melhores edifícios.
Garagem do hotel ficou a cargo de Teresa Sapey com jogo de cor e grafismo.
John Pawson encarregou-se da recepção, hall e os salões, criou espaços para encontrar tranquilidade no coração do hotel, por meio do uso da madeira, que oculta a recepção num semicírculo.
E pé direito alto.
Restaurante "Lagrimas Negras". projeto de Christian Liaigre
Marmo Bar, projeto de Marc Newson, feito de Hi-Macs (LG).
(1ºANDAR)
Decoraçao de ciência e ficçao no primeiro andar, projeto de Zaha Hadid, os números dos apartamentos em LED
Espaço que se destaca pela fluidez e jogo de linhas atrevidas.

 (2ºANDAR)
    Com decoraçao serena e tranquila de Norman Foster.
 
 (3ºANDAR)
                      
Look Total Black no corredor, dando destaque a iluminação por David Chipperfield.
                        
Chipperfield propõe no terceiro andar um espaço simples, luxuoso, onde combinam vários revestimentos, as formas e o teto azul sobre a cama, cria a sensação de profundidade.
                                                         (4º ANDAR)
Corredor em 3D da Plasma Studio (Eva Castro e Holger Kehne).
No quarto o aço inoxidavel para separar o banheiro.
 
(5º ANDAR)


Designer de Victorio & Lucchino que transformaram o quinto andar num espaço aconchegante baseado no seu trabalho para o campo da moda. Os desenhistas sevilhanos vestem o andar com veludos, linhos e algodões, conseguindo um ambiente cálido no qual o hóspede sente-se abraçado pelos tecidos.
(6º ANDAR)
 A decoração do Marc Newson no sexto andar (fez também o bar) no corredor o hóspede pode ver seu reflexo nas suas paredes vermelhas de madeira laqueada.

Quarto.

(7º ANDAR)
 Ron Arad organiza o espaço do sétimo andar de uma maneira muito sugestiva e imaginativa com muitas curvas.


 (8º ANDAR)
Kathryn Findlay projetou o oitavo andar com a intenção de recriar um lugar de meditação. A arquiteta separa os espaços apenas com cortinas brancas para conseguir um espaço feminino. Neste andar, Jason Bruges, designer de iluminação, criou, em colaboração com Findlay, algumas instalações de luz para o lobby e corredores que reagem à passagem do hóspede.


(9º ANDAR)
Richard Gluckman encarregou-se do nono andar, utiliza materiais como o metacrilato, com o conceito de uma caixa dentro de uma caixa (box within a box). O espaço se destaca pela sensação de leveza. 
                                                                   (10º ANDAR)

Arata Isozaki oferece ao hóspede no décimo andar um interior escuro, minimalista e relaxante com influência japonesa. Veja o soji (painel)  que faz lembrar as casas tradicionais do sol nascente.

(11º ANDAR) 
Javier Mariscal e Fernando Salas provocam diversas sensações com o seu projeto gráfico para o décimo-primeiro andar. Utilizam muitas cores, especialmente no piso dos quartos e nas paredes e conseguem transmitir alegria e imaginação. 


(12º ANDAR)

Quarto no décimo segundo andar, cobertura assinado por Jean Nouvel, uma mistura de fotografia e arquitetura para conseguir um lugar muito sugestivo para “viver momentos excepcionais”. 
Spa e piscina com vista total sobre Madri - Jean Nouvel.
Pesquisa feita na internet.