segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

THE NEW HOTEL ATHENS (ATENAS - GRÉCIA)

The New Hotel Athens, construido no ano de 1958, projeto com design modernista do arquiteto Iasonas Rizos, foi reinaugurado no mês de julho do ano de 2011, apesar da crise, em Atenas (Grécia), com um toque bem brasileiro, porque Dakis Joannou (da rede Yes! Hotels que administra o empreendimento), elegeu os irmãos brasileiros Humberto e Fernando Campana (mundialmente conhecidos com os Irmãos Campana) em parceria com os alunos da Universidade de Thessaly, para revitalizar toda a decoração do hotel, instalado na icônica Praça Syntagma.
Os ambientes irregularmente divididos combinam com os móveis multi-facetados e com a vasta coleção de arte que o hotel abriga.
                            
Portas, cadeiras e janelas foram restauradas da antiga propriedade e reaparecem numa miscelânea de formas.




Apostando no contraste do antigo com o contemporâneo, os irmãos Campana mantiveram alguns dos materiais do projeto original e mesclá-los com objetos de sua linha. Por isso, os quartos foram divididos em três categorias, batizadas de acordo com suas semelhanças com personagens da mitologia grega.

Na primeira delas, a inspiração foi o Karagiozis, animal do folclore grego ("Olhos Escuros" em turco). O segundo grupo de quartos tem seu projeto na imagem do "Olho Diabólico", espécie de patuá que os gregos acreditam ter poderes de dispersar maus presságios. Por último, a mitologia grega fica um pouco de lado nos quartos da terceira categoria, concebidos a partir de cartões-postais, com imagens da antiga Atenas.  
Nos ambientes comuns, os universitários parceiros do projeto deram asas à imaginação e reinterpretaram o estilo dos Campana no que diz respeito à reutilização de materiais comuns, construiram a partir de antigas partes dos móveis da decoração original do hotel, a Favela Wall (Parede da Favela), que fica logo na recepção. 


Sala de reunião

Varanda de um dos quartos.

















 Pesquisa feita na internet.