sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

VAMOS APROVEITAR HOJE PARA FAZER UM FUROSHIKI?

Vamos aproveitar hoje para fazer furoshiki? Quando se aproxima uma data importante, seja Natal ou aniversário do amor, as embalagens caprichadas para presente são de uma delicadeza ímpar. Existem caixinhas charmosas, papéis especiais e laços de todos os tipos, mas pouca coisa consegue surpreender mais do que o furoshiki.
O furoshiki é a tradicional arte de embrulhar com tecidos. Aparentemente é um simples pedaço de tecido que envolve um embrulho onde se pode vislumbrar toda história e cultura japonesa nele. Assim como o ikebana ou origami, o furoshiki tem toda uma filosofia. Uma arte muito bem elaborada para demonstrar respeito e carinho para com a pessoa a quem o embrulho é destinado. Dependendo da estampa dos tecidos, é possível compartilhar e transmitir sentimentos como alegria por ocasião de nascimento ou casamento, estima de melhoras de saúde e pesar e dor no falecimento de alguém.
Foi muito utilizado em tempos antigos quando as japonesas vestiam kimonos mas com a ocidentalização e a propagação do plástico depois da segunda guerra mundial, pouco a pouco o furoshiki foi caindo em desuso. Com a conscientização ecológica, a técnica voltou a ser utilizada como uma forma de substituir sacolas plásticas ou papel de presente.

Não se saibe ao certo a origem do nome “Furoshiki”, a mais comum é a que se passa no Período Muromachi. Conta-se que uma grande banheira foi construída para os senhores feudais.  Quando os senhores iam à piscina, embrulhavam suas roupas num pano que tinha o brasão da família, para que ninguém confundisse qual era a sua vestimenta. Depois do banho o tecido era usado para forrar o chão em que pisavam, enquanto trocavam de roupa. Essa prática se estendeu até o período Edo, quando a nomenclatura passou a ser usada. A escolha do nome esta ligada a história dos banhos públicos porque Furoshiki vem dos ideogramas de “furo” que quer dizer banho e “shiki” que quer dizer abrir.
O tamanho do furoshiki pode variar, mas os mais comuns são 45, 68 e 72 cm. O tecido pode ser de seda, algodão ou nylon.
O bom ao receber um presente embrulhado no tecido quadrado é que como forma de agradeçimento pelo  presente recebido, pode se pegar o Furoshiki e transforma-lo numa sacola, num enfeite de cabelo e até mesmo em um vestido.





Acesse o site abaixo e veja na apresentação, como fazer embrulhos diferentes e elegantes:
http://www.youtube.com/watch?v=IzDir6-oNH8&feature=player_embedded