sábado, 18 de dezembro de 2010

ARQUITETANDO COM THELMA - COMO MONTAR UMA MESA

DICAS DE COMO MONTAR UMA MESA:
* Escolha primeiro uma bonita toalha de mesa que proporcione uma queda de 25 cm para cada lado e tenha um(a) copeiro(a) à disposição para servir os pratos e bebidas.
* Os pratos devem ser colocados em primeiro lugar na mesa, uns dois dedos acima da borda, para não encostarem nos convidados. Entre os pratos deve haver uma distância de 50 cm, suficiente para a colocação dos talheres e copos.
* O prato de salada pode ficar sobre o prato principal e o prato de pão fica acima e à esquerda destes. O pão é um dos poucos alimentos que devem ser comidos com as mãos. O sousplat é um prato mais largo, que deve ser colocado em primeiro lugar à mesa. Este prato serve apenas para sustentar outros pratos ou tigelas e não é trocado durante a refeição.
* O prato lateral, para pães, manteiga, patés, etc. deverá estar guarnecido com uma pequena faca.
* Entre o sousplat, prato que fica embaixo dos outros na mesa, coloque uma toalhinha para evitar ruídos ao servir.
* Os talheres são utilizados sempre de fora para dentro. A quantidade de talheres à mesa, depende de quantidade de pratos servidos em uma refeição e os talheres ficam dispostos de modo que sejam utilizados na mesma ordem em que os pratos são servidos.
Na mesa, os garfos ficam à esquerda do prato. As colheres de entrada ou de sopa, junto às facas, sempre com o corte voltado para dentro, ficam do lado direito do prato e os talheres para sobremesa à frente deste.
* Sempre da direita para a esquerda, no sentido em que serão empregados, os copos ficam dispostos na seguinte ordem: vinho branco, vinho tinto, água ou champagne. Esta é também a ordem de tamanho dos copos, o de vinho branco é normalmente menor do que o de vinho tinto, que por sua vez é sempre menor do que o de água.
* Os guardanapos devem ser cuidadosamente dobrados, e podem ser dispostos à esquerda dos pratos ou mesmo no interior destes. Ao sentar-se à mesa, os guardanapos são desdobrados e colocados no colo, onde permanecem durante a refeição. Ao término da refeição, o guardanapo não precisa ser dobrado. basta coloca-lo ao lado esquerdo do prato.
* O arranjo da mesa,deve ter apenas flores sem perfume e baixas, para não atrapalhar a conversa entre os convidados. Na falta de espaço, opte por arranjos individuais que deverão ficar ao lado do prato, junto ao prato de pão. Este último ficará à esquerda do convidado com faca para manteiga.

Pesquisa feita na internet.