sexta-feira, 15 de outubro de 2010

VAMOS VIAJAR NO TREM DO EXPRESSO ORIENTE?

Hoje acordei romântica e resolvi lhe convidar para fazer uma viagem comigo no trem do Expresso Oriente, o comboio (mais luxuoso do mundo) famoso e também título de um dos livros mais famosos da escritora Agatha Christie.
Foi inaugurado em 1883 e fazia a rota Paris x Istambul, com o passar dos anos a rota foi diversas vêzes modificadas por questões de logistica ou politica. 
                    
Seu apogeu foi na década de 1930, atualmente o Oriente Express sai todos os dias às 22:20hs da estação Gare de Strasbourg.
Ao viajar no Orient-Express vou trazer indícios concretos da experiência, senão ninguém vai acreditar que estive lá mesmo. Os souvenirs da boutique de bordo são muito caros, então trarei:
1 - Papéis de carta e envelopes timbrados com uma pasta ilustrada no padrão art déco que caracteriza o trem.
2 - Lenços de papel, saboneteira e caixa de fósforos do Orient-Express. O padrão da caixa imita os painéis em machetaria das cabines.
3 - Passagem, cartões de embarque e o cardápio do serviço de cabine.
4 - A revista Orient-Express, de ótimo acabamento.
5 - O Map of the Journey: um simpático e útil mapa dobrável dos países que o trem atravessa.
Christian Bodeguel é um dos chefs franceses que cuidam do cardápio do Orient-Express. A gastronomia de bordo é um dos pontos altos da viagem e os pratos servidos aos passageiros são comparáveis aos dos melhores restaurantes europeus. O jantar no trem é servido em dois turnos e é composto, comme il faut, de entrada, prato principal, queijos, sobremesas e mignardises (docinhos) acompanhando o bom café colombiano.
Pesquisa feita na internet.