sábado, 2 de outubro de 2010

ARQUITETANDO COM THELMA - TIPOS DE CADEIRAS PARA SALA DE JANTAR

PERGUNTA POR E-MAIL DE MARINA SARAIVA:
" - Navegando pela net, tive a felcidade de encontrar seu blog, e peço que me ajude numa dúvida atroz. Que tipo de cadeira devo usar para compor minha mesa da sala de jantar? Gosto tanto de movéis antigos como dos modernosos e cheios de estilo. Help... - "

RESPOSTA:
" - Também gosto de vários estilos de movéis, e o jogo numa boa decoração é um mix dos estilos (mesa antiga x cadeiras ultramodernas, mesa e cadeiras modernas x aparador antigo, mesa e cadeiras antigas x aparador modernissimo e etc...). Use o bom senso e calma na hora da escolha. Já postei sobre cadeiras de policarbonato tem pouco tempo, dê uma olhada. Abaixo fotos de algumas cadeiras, saiba que existem variações em quase todos os modelos, mas a essência delas continuam a mesma. Hoje temos essas cadeiras em diversos tipos de materiais (madeira, policarbonato, plástico e etc...), numa  variadade enorme de tecidos (quando é o caso) e nas mais diversas cores. Boa sorte. - "
Cadeira Neorococó Simples (conhecido como Medalhão)
É do terceiro quarto do século XIX, o assento arredondado e ondulado na frente. Podem ser estofadas ou empalhadas com a chamada palhinha da índia. Pernas em curvas (chamadas de pés de cachimbo).




Cadeira Estilo Sheraton
Do primeiro quarto do século XIX, tem incrustações de filetados em marchetaria: o espaldar com duas travessas verticais com uma madeira oval.

Cadeira Thonet - Modêlo 214

Primeira cadeira produzida em serie (1859), Viena - Áustria, criada pelo design Michael Thonet. É simples, funcional e econômica, mesmo com 151 anos continua na moda. Madeira envergada e assento de palha é a marca registrada.




 
Cadeira Willow Chair
Com grade pintada em preto e assento estofado em linho,o desenho dapoltrona foi considerado,em Glasgow, o mais geométrico da época. Confeccionada em carvalho ebanizado, com geometria formal de inspiração oriental marcaram época. Design de Charles Mackintosh (1868-1928).




Cadeira Alice
Criada por Paulo Foggiato (2009) é bela e ergonômica. Possui estrutura em multi-laminado compósito de Bambu e Pinus com encosto e assento revestido com lâminas de bambu. http://www.orebrasil.com.br/





                                                Cadeira Louis Ghost

Estilo Luis XV, transparente e em policarbonato. Estável e robusta, resiste a arranhões e condições do tempo. Produzida nas cores: fumaça, amarela, branca, pôr do sol, cristal, verde cristal, preto e azul gelo. Criação de Phillip Stark.




Cadeira "S"

O designer dinamarquês Verner Panton passou muitos anos pensando como produzir uma cadeira plástica moldada em uma peça única. Com a Vitra, ele criou os primeiros protótipos nos anos 60 e a cadeira Panton entrou em série em 1967. Esta cadeira é moldada em plástico expandido.


Cadeira Tulipa

O design Elro Saarinen (1910-1961) inicou uma sociedade em 1937 com Charles Eanes, que os levou ao desenvolvimento de uma série de móveis bastante vanguardistas, premiados várias vezes no MOMA. Desenhou também vários móveis para a Knall Internacional, entre eles a famosa cadeira Tulipa (1955-1956).




Cadeira Dr. No – 1996
Feita em polipropileno modelado por injeção, respaldado de madeira laminada e pernas de alumínio tubular. Elegante e racional. Criação do designer Philippe Starck.



Monalisa Chair
Projeto do designer coreano Kwang Hoo Lee. A cadeira ao ser fechada transforma-se em um quadro. A moldura pode ser lisa ou rebuscada, ao gosto do usuário. A idéia é muito original e poderia ser ampliada com a utilização de outras pinturas famosas. http://www.kwangholee.com/




"Stream Chair"
O matemático alemão Max Longin desenhou essa cadeira tubular. Acompanhe os tubos da cadeira para ver como o design é interessante. http://www.max-longin.com/




                                                     Cadeira Arno
Fabricada pela emprêsa francesa Ex´collection, feita em alumínio com recorte a lazer imprimindo os desenhos das rendas que costumávamos ver na casa das nossas avós. http://www.exprimae.com/





                                
Cadeira empilhável
Projeto do designer Georg Leowald, ano de 1954.


 
Cadeira “Lavenham”
Design de Patricia Urquiola (De Padova), de aparência tradicional contrasta com o uso de novos materiais – o assento e encosto em material plástico para maior resistência, possibilitando também o empilhamento.



Cadeira “Shadow Play”
O Tridimensional enriquece a modelagem simples dessa cadeira, design de Jitan V Patel (Kokoom).


Cadeiras: “Spider Woman” e “Allwood":
1. Cadeira “Spider Woman” da designer Louise Campbell (Hay); 2. Do designer William Sawaya a cadeira com tecido estampado de nome “Allwood”.


Cadeira "Kulms":
Feita em bambu e permite o empilhamento para o melhor aproveitamento do espaço.


Pesquisa feita na internet.