sexta-feira, 13 de novembro de 2009

VENHA COMIGO... VAMOS PASSEAR ESSE FIM DE SEMANA PELOS VINHEDOS

Estou com o pé na estrada, então, venha comigo passear pelos vinhedos, participar da colheita da uva, conhecer de perto o preparo do vinho, fazer uma boa degustação. Não, você não precisa ir para o sul do país ou para a California ou Europa. Basta pegar 500 km de estrada (boa por sinal, o pior trecho é o da BR 324 - Salvador - Feira de Santana -, mas como esta em fase de privatização, em pouco tempo teremos um tapete negro) saindo de Salvador, indo para Juazeiro. Roteiro que está se consolidando no Nordeste, na região baiana do Vale do São Francisco, inclui city-tour na cidade de Juazeiro e visita à Barragem do Sobradinho.

A gastronomia pode ser apreciada no Bodódromo, carne de bode e carneiro e outras comidas típicas do Sertão. Pode ser degustada com o vinho de uva Shiraz e o surubim com o espumante produzido na região. A beleza da região e sua vocação como produtora de vinhos finos a torna um ponto turístico para brasileiroS e estrangeiros. Desde que o semi-árido baiano, às margens do Rio São Francisco, mostrou o seu grande potencial como produtor de frutas de qualidade, as uvas ganharam papel de destaque junto aos compradores internacionais.

A região já produz duas safras e meia de uvas por ano, o dobro de outras áreas do país, e a produção do vinho esta crescendo não só em quantidade, mas em qualidade também.



Os vinhos produzidos são Reserve Cabernet Sauvignon/Shiraz, Shiraz, Dry Muscat e Late Haverst e os espumantes Moscatel, Brut e Demi-sec.
Tem na área bons hotéis, mas, existe coisa melhor do que ficar no apartamento da filha, dando colo.


Pesquisa feita na internet.