sábado, 28 de novembro de 2009

ARQUITETANDO COM THELMA: DECORAÇÃO MESA PARA A CEIA

Pergunta Por E-mail de Flora Mesquita:
" - Thelminha, o Natal se paroxima quero, se possível, algumas idéias de como devo decorar a mesa natalina, que manter as tradições de família sem ser cafona, quero que você me empreste um pouco de criatividade. Beijinhos e tudo de bom... - " 

Resposta:
" - Acho especial a ceia natalina, ou o almoço do dia 25 de dezembro, tanto faz. Sou a favor de ceias encomendadas à banqueteiras, buffets e restaurantes. Não pode faltar vinhos, cervejas, refrigerantes e champanhe. A decoração da mesa é um dos pontos altos, simples, com louças e talheres que você tem para ocasiões especiais ou até mais sofisticada, lançando mão do aluguel dos materiais.
O sucesso de qualquer festa está na sua organização, uma mesa criativa e bem decorada é meio caminho andado para momentos de convívio inesquecíveis.
Decoração Simples: Balões coloridos inflados com gás, amarrados com fitas das cores escolhidas para a decoração, todas do mesmo tamanho, pendendo do teto sobre a mesa. Louças combinando com as cores dos balões. Sous-plats e guardanapos em tons contrastantes. Vasos com confeitos coloridos enfeitam. Arranjo central com velas nas cores escolhidas e frutas nas cores contrastantes. Toalha de cor neutra.
Formal: Toalha de linho ou renda Renascença, branca ou marfim, louça com borda dourada, talheres de prata "vermeil", taças de cristal com bordas douradas e guardanapos amarrados com fita dourada. Arranjo de flores vinho, com detalhes em dourado, com bolas natalinas e pinhas douradas. Velas marfim em candelabros.
Sofisticada: Taças de cristal com um lírio dentro, outras com velas dentro de ninho de lentilhas cruas, decorando a mesa. Arranjo central com uvas verdes, vasos de orquídeas e velas. Aos invés de toalhas, passadeiras de mesa de linho ou gorgorão marfim.
Lembre-se das velas, das flores, petálas e FELIZ NATAL... - "















 
 





































Meu cardápio:
. Dois pratos principais : Peru assado, chester, lombo, tender, bacalhau, pernil


. Dois acompanhamentos: Arroz com passa e castanhas, massas recheadas, farofas, legumes gratinados ou no vapor.
. Entradas: Saladas de folhas, salpicão ou saladas de batata e acompanhamentos, torta de palmito, quiches e cuzcuz de legumes ou peixe
. Sobremesas: Frutas de época, gelados de frutas, sorvetes,pudins, bolos gelados
P.S.:Lembre-se do panetone que será servido na hora da sobremesa, eu não abro mão das frutas secas, dos doces em compota e das tradicionais rabanadas.

Pesquisa feita na internet.