sexta-feira, 6 de novembro de 2009

QUEM SABE TRANSFORMAR O FIM DE UM ROMANCE EM ARTE? SOPHIE CALLE

Até 22 de novembro de 2009 podemos ir ver a Exposição "Cuide de Você" (Prenez Soin de Vous), da escritora, fotógrafa e artista plástica francesa Sophie Calle, no MAM (Museu de Arte Moderna).

Em foto, vídeo ou texto, mais de cem mulheres (juízas, delegadas, artistas, sexólogas, designers, antropólogas, personalidades e até a mãe da artista) oferecem diferentes interpretações para uma carta de rompimento recebida pela artista de um ex-namorado amante (o escritor Grégoire Bouillier).

Ao ler a carta acima, entendemos o que Sophie Calle passou em 2004, ao receber um "pé na bunda" por e-mail, o título então é a última frase dele com uma pseuda-preocupação. Quem já passou por uma separação sabe o quanto dói a última conversa, depois de muitos papos olho-no-olho sobre a relação, imagine levar um fora de quem se ama por e-mail.

Acho que foi por isso que ela resolveu dividir a dor com as 107 mulheres que opinam sobre a carta e com as pessoas que vão ver sua exposição.
Representou a França na Bienal de Veneza, fez sucesso em Nova York e chegou até Salvador - Bahia, dentro da programação do Ano da França no Brasil.
Será que a arte imita a vida ou a vida imita a arte, vou ver a exposição e espero mudar o olhar diferenciado sobre as relações afetivas.




Horário(s): Terça a domingo - 13:00 às 19;00hS; sábado - 13:00 às 21:00hs. Entrada - Grátis. Local - Solar do Unhão (MAM), Av. do Contorno, s/nº (Salvador-Ba/Br).