quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

UM DOS MELHORES PROJETOS DO ANO DE 2007 - "CASA FOLHA"

O meio ambiente agradece, os nossos olhos também pela harmonia e integração com a paisagem da praia em Angra dos Reis, Rio de Janeiro. No ano de 2007, a revista Architectural Digest Magazine, elegeu esta casa como um dos 100 melhores projetos arquitetônicos do ano de 2007. Projetada pelo escritório Mareines e Patalano Arquitetura, que com a conquista, ganhou projeção internacional.
Chamada de Casa Folha, por causa do seu formato orgânico. A cobertura é como uma grande folha que protege tanto as áreas fechadas como as abertas da edificação do sol, proporcionando aos moradores e visitantes total visibilidade e iluminação natural.

O paisagismo penetra em toda a edificação, criando entre os espaços, internos e externos, ambientes não demarcados.

Planta Baixa do pavimento térreo e do pavimento superior da casa.
Lay-out
Fachada e corte.

O cálculo estrutural e as vigas curvas de madeira foram feitos por Andreas (Esmara Madeiras).


O escritório de cálculo Abilitá, constatou que, com a curvatura das vigas, aparecia um esforço resultante horizontal, fazendo com que a cobertura abrisse, a solução foi usar cabos de aço (tirantes), para resistir ao esforço da tração horizontal.

A inspiração do projeto foi da arquitetura indígena brasileira, que é perfeitamente adequada ao calor e umidade tropicais.
Temos a sensação ao olhar a casa de que ela pertence ao local desde sempre.
Todas as superfícies de acabamento da casa, exceção feita ao vidro e ao cobre patinado, são naturais: Ardósia ferrugem em tiras, madeira natural, madeira de cruzeta de poste no piso do térreo, e tramas de bambu.
O telhado, devido á sua geometria complexa é feita em pequenas peças de madeira (pinús).
Os amplos salões internos permitem que o ar circule formando pequenas correntes e refresque melhor o ambiente. Não há corredores e os salões são conectados. A água da chuva é recolhida para uso.
A varanda é integrada com a área de descanso da sauna, que fica na cota 0.00, e a partir dela o terreno começa a escalonar.
Toda a estrutura da cobertura foi feita em madeira laminada de eucalipto, que devido ao seu processo de fabricação consegue ao mesmo tempo vencer grandes vãos ( 20 metros é o maior da casa) com facilidade e refinamento estético.
O eucalipto, assim como o Pinus são espécies plantadas para reflorestamento e usadas como matéria-prima consideradas renováveis, pela velocidade que atingem o momento ideal de serem colhidas.
Há muita transparência e integração entre dentro e fora, quase uma fusão entre eles. Neste aspecto é interessante realçar a passagem do paisagismo pelo térreo da casa, tanto pelo uso de vegetação quanto pela piscina que ao atravessar a casa se transforma em espelho d´água na varanda posterior .
(Foto 1) (Foto 2)
Na foto 1, suíte no segundo andar com o closet e banheiro ao fundo. Na foto 2, detalhe do closet e do banheiro.